Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 09:05
Publicação 19.06.2018 às 14:32
Conselho da Comunidade de Lagoa Vermelha revitaliza presídio
Revitalização do Presídio de Lagoa Vermelha
Foto de Divulgação

O Conselho da Comunidade de Lagoa Vermelha, presidido por Helena Argenta, juntamente com a Vara de Execução Criminal (VEC), dedicaram-se, desde 2017, à recuperação física do Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.

Objetivando cumprir a meta de reinserção dos detentos à sociedade após confinamento da pena, várias atividades e ações foram desenvolvidas pelo conselho nesse período, com várias PACS e parcerias já realizados. Atualmente, os projetos envolvem a implantação de uma horta e a reativação de fábrica de tubos e de produtos como blocos de concretos.

A reativação dos projetos aconteceu a partir de reuniões com o Prefeito do Município de Lagoa Vermelha Gustavo Bonotto, assim como com prefeitos de municípios vizinhos, que mantêm seus apenados no presídio da Cidade.

Dentre as melhorias estão a modernização da rede elétrica, assim como o madeiramento do telhado e a recolocação de telhas. Para isso, foi desenvolvido um trabalho de aprendizagem de marcenaria junto aos presos, possibilitando a sua reinserção social e profissional na sociedade.

Além disso, um convênio com a CODESA (empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana) oportunizou a colocação profissional a esses presos.

Em relação às detentas, o projeto de artesanato proporciona um aprendizado de novas habilidades, visando uma futura fonte de renda.

Dessa forma, o trabalho com a comunidade pretende criar condições de melhor ressocialização, melhorando o convívio entre todos os envolvidos e oportunizando ações laborativas aos que serão reinseridos à vida em comunidade.

Para essa tarefa, foi fundamental o apoio do Poder Judiciário, que disponibilizou os recursos, através da Vara de Execução Criminal (VEC), assim como as parcerias do Ministério Público e da Administração da Casa Prisional.

 

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários