Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 06:30
Atualização 12.12.2018 às 14:44
Publicação 12.12.2018 às 14:39
Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico é inaugurado em Caxias do Sul
Aproximadamente 500 detentos serão monitorados por tornozeleira eletrônica na Região
Foto de Gisele Reginato

Nesta terça-feira (11), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) inaugurou o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da Serra, localizado em Caxias do Sul. O sistema fiscaliza os apenados eletronicamente em tempo real e, com a nova estrutura, a expectativa é de que nos próximos meses cerca de 500 detentos sejam monitorados por tornozeleira eletrônica na Região.

O Superintendente da Susepe, Ângelo Carneiro, afirmou que a obra concretiza um projeto de descentralização do monitoramento eletrônico, que antes possuía apenas a central na Região Metropolitana. “Hoje já temos instalação do monitoramento em cinco locais no RS. Estamos conseguindo avançar e mostrar a credibilidade do monitoramento e o quanto ele otimiza o trabalho. Isso é uma prova da união de Estado, comunidade e Judiciário. e, cada vez mais, essa integração resulta em uma Susepe muito bem vista na sociedade”, apontou. O Superintendente também agradeceu todos os servidores que atuaram no projeto: “Com pessoas comprometidas, conseguimos fazer obras como essa, apesar da carência de recursos”.

“O monitoramento tem como vantagem ser mais barato, ter controle efetivo sobre a localização do apenado 24 horas por dia, além de aumentar a dificuldade do aliciamento de facções”, avalia o Diretor da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe, Lucas Maurer. Para Lucas, o monitoramento é o futuro do sistema carcerário. O Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Fabrício Ragagnin, destacou que já são quase 3 mil monitorados no Estado e que o RS tem exemplos dos melhores monitoramentos do País. Fabrício também agradeceu os servidores que construíram o espaço e as direções das casas prisionais pelo excelente trabalho realizado pela 7ª Delegacia Penitenciária Regional.

A delegada penitenciária regional, Marta Eliane Marim Bitencourt, e a Diretora do Instituto Penal, Katheliz de Andrade, também agradeceram o apoio dos servidores que trabalharam para que a nova estrutura fosse montada. Marta ressaltou ainda o apoio do Judiciário. “O acompanhamento online permite ver fugas ou saídas de rota, e assim poderemos sanar as ocorrências de forma mais rápida, trabalhando juntamente com a Vara de Execuções Criminais. Essa obra torna o trabalho mais eficaz e eficiente visando um avanço na segurança pública de Caxias do Sul e região”, afirmou Marta.

A Juíza da Vara de Execução Criminal Regional, Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, destacou a importância dessa medida de qualificação da estrutura de vigilância dos presos monitorados. Para ela, segurança pública também se faz com ressocialização e prevenção.

O Delegado Marcelo Grolli também esteve presente na solenidade, juntamente com servidores da Susepe, diretores de casas prisionais e delegados penitenciários regionais.

 

Gisele Reginato - Jornalista

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários