Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 21:42
Atualização 14.03.2019 às 12:34
Publicação 14.03.2019 às 12:28
Susepe inicia atendimento na Central Integrada de Alternativas Penais em Caxias do Sul
Ciap vai desichar o sistema prisional
Foto de Neiva Motta

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) passará a orientar e fiscalizar as penas para delitos leves na Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP),  inaugurada  na tarde do último dia 13, no Fórum em Caxias do Sul. O convênio assinado entre o Tribunal de Justiça e o Estado retirou a responsabilidade do Judiciário para este serviço.

Inicialmente, duas técnicas penitenciárias assistentes sociais da Susepe atenderão na CIAP. Para o agente penitenciário Gustavo Schwarz, responsável pela implementação do projeto, um dos benefícios do atendimento pelo CIAP é que há um caráter pedagógico da pena, além de ocasionar a diminuição do encarceramento no sistema prisional.

Schwarz informou ainda que está em tratativa a implantação de mais duas centrais, em Pelotas e Porto Alegre. O Município de Novo Hamburgo foi o primeiro a inaugurar uma CIAP no Estado.

Susepe assume atendimento sobre delitos leves

A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Simone Messias Zanella, que representou a Superintendência da Susepe, disse que o CIAP é um sonho que os executores penais têm. Sobre o atendimento por técnicos penitenciários da Susepe na Central, Zanella reiterou: “Somos capazes de mudar o destino, isto significa que não somos onipotentes, mas o que fazemos é a aplicação de um trabalho metodológico, técnico e científico".

Em Caxias do Sul, 435 homens e 58 mulheres cumprem penas restritivas de direitos, conforme balanço divulgado, em dezembro, pela Vara de Execução Criminal Regional. A criação da CIAP em Caxias foi orientada por magistrados de Caxias do Sul. O Fórum está localizado na rua Doutor Montaury, 2107, no bairro Panazzolo.

Participaram do ato de inauguração representantes do Ministério Público, do Conselho Penitenciário, da OAB, da Câmara Municipal de Caxias, do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça, da Ajuris, da Brigada Militar, do Exército, das Secretaria da Segurança e da Educação do Município e servidores da Susepe da 7ª Região.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários