Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 21:42
Atualização 23.04.2019 às 15:53
Publicação 23.04.2019 às 14:11
8ª Delegacia Penitenciária Regional inaugura nova sede em Santa Cruz do Sul
A 8ª DPR é responsável pela gestão de 11 estabelecimentos prisionais
Foto de Paulo Bogado

Nesta terça-feira (23), ocorreu a cerimônia de inauguração da nova sede da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) da Susepe, na cidade de Santa Cruz do Sul. Essa Delegacia é responsável pela gestão de 11 estabelecimentos prisionais da região e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico, administrando uma população de 2.713 detentos de três regimes de cumprimento de pena.

Desde quando foi instituída, em 1995, a 8ª DPR se localiza na cidade de Santa Cruz, mas até então estava sediada em prédios locados pelo Estado. No ano de 2017, a 8ª DPR iniciou a construção da sede própria, através de recursos oriundos do Poder Judiciário, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da Susepe, além de doações da comunidade local e de entidades representativas. Para a execução da obra, utilizou-se mão de obra prisional de apenados da região.

Na solenidade, o Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, ressaltou que esse prédio exemplifica a convergência de toda a comunidade da região por um bem comum, que é o de trazer melhorias para a sociedade através do fortalecimento do sistema prisional. Ao destacar que a obra foi feita com mão de obra prisional, o Superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Junior, afirmou que é possível falar em ressocialização dos presos na sociedade e que o Estado do Rio Grande do Sul e todas as regiões penitenciárias devem tomar esse ato como exemplo.

A Delegada da 8ª DPR, Samantha Longo, destacou que a construção da nova sede se deu na cidade de Santa Cruz do Sul em virtude de sua posição geográfica, pois está localizada na região central e próxima a todas as casas prisionais de sua responsabilidade, e também pela integração conquistada com os demais órgãos da segurança pública local ou regional, que possuem suas centrais na cidade. Além disso, a jurisdição da execução criminal é realizada pela Vara de Execuções Criminais Regional, também situada no Município.

 

 

Estrutura da 8ª DPR

Os estabelecimentos prisionais que estão sob a responsabilidade dessa Delegacia são: Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, Presídio Estadual de Rio Pardo, Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul, Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, Presídio Estadual de Sobradinho, Presídio Estadual de Candelária, Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, Presídio Estadual de Lajeado, Presídio Estadual Feminino de Lajeado, Presídio Estadual de Arroio do Meio e Presídio Estadual de Encantado. Além da gestão dessas casas prisionais, o local também irá sediar a base operacional do Grupo de Intervenção Regional (GIR), que realiza intervenções de apoio e contenção no gerenciamento de crises nas casas prisionais.

Na sede, fica localizado ainda o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, primeiro instituto criado no interior do Estado, no ano de 2014, que realiza atualmente o monitoramento de 350 apenados da região, que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto.

 

Gisele Reginato

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários