Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 23:17
Publicação 20.02.2020 às 18:34
Seapen/Susepe inauguram NEEJA prisional no Presídio Estadual de Guaporé
Neeja prisional é fruto da parceria entre Seapen/Susepe e a Seduc
Foto de divulgação Susepe


Nesta quinta-feira (20), o sistema prisional do RS passou a contar com mais um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), que terá funcionamento nos turnos da manhã e da tarde, com previsão de três turmas de apenados ingressando no ensino fundamental. O ato de inauguração ocorreu às 14h, no Presídio Estadual de Guaporé, localizado na Região da Serra.A estrutura física do NEEJA Caminhos do Saber, como foi denominado, contempla duas salas de aula, cada uma cabe 20 mesas.

Para o secretário da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli, este ato é muito importante pois representa a celebração da parceria da Seapen/Susepe com a  Secretaria da Educação, permitindo que se faça a expansão de um eixo fundamental no processo de inclusão, que é a questão de elevação dos níveis de escolaridade formal”, disse Faccioli.

Na parte da manhã, aconteceu o encontro de professores e dos servidores da área da segurança que visou fortalecer a integração entre o trabalho de todos os envolvidos.Faccioli reiterou que os projetos do tratamento penal nunca são frutos de um ator, mas é o encontro do sistema de justiça como um todo: judiciário, Ministério Público, Conselhos da Comunidade, neste caso, de Guaporé. O Núcleo ainda contará com um diretor, um supervisor escolar e um secretário.

Para a coordenadora da Divisão de Educação da Susepe, Ana Luisa Dreher,  que representou a Seapen e a Susepe no evento,  a inclusão social se faz com a união da rede ligada diretamente ao sistema prisional. "Presídio de Guaporé tem uma equipe atuante em prol do sistema prisional”, disse, Ana.

Participaram do evento o Delegado Penitenciário da 7ª Delegacia Penitenciária Regional , Marcos Ariovaldo Spenst, Coordenadora da Divisão de Educação da Susepe, Ana Luisa Dreher,  o Assessor EJA da Seduc, Bruno Soares Batista,  Coordenadora da 7ª CRE Passo Fundo , Carine Weber, Prefeito Municipal em exercício Adalberto Bastian, Delegado de Polícia, Thiago Lopes de Albuquerque, Promotor de Justiça da Comarca de Guaporé Cláudio Leiria,  Vice- presidente do Conselho da Comunidade, Joarez Sgarboza, Diretor do Presídio Estadual de Guaporé, Alex Ziglioli Pacheco, Diretor do NEEJA Caminhos do Saber Cláudio Grando e servidores da casa prisional e do Departamento de Tratamento Penal da Susepe.

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários