Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 21:00
Atualização 27.03.2020 às 09:41
Publicação 26.03.2020 às 17:39
Seapen e Susepe implementam ações de combate ao coronavírus no sistema prisional gaúcho
Higienização no Presídio Regional de Santa Maria
Foto de Divulgação Susepe

Durante esta semana, todas as casas prisionais do sistema penitenciário gaúcho, seguindo orientações da Seapen e da Susepe, têm empreendido esforços no sentido de minimizar a situação do Coronavírus no sistema prisional. Nesse sentido, todos os 152 estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul já estão adotando as medidas sanitárias de prevenção, estabelecidas na Nota Técnica com orientações para a prevenção e o contágio pelo Covid-19.Equipamentos têm sido adquiridos, como termômetros, para a aferição de temperatura de presos e de servidores penitenciários, além do preenchimento de um formulário de saúde. Eventuais casos de suspeita de contaminação estão sendo encaminhados para isolamento, assim como estão sendo reforçados todos os procedimentos de higienização pessoal e limpeza regular das celas e galerias das casas prisionais. 


Remoção dos presos das Delegacias de Polícia 

 Agentes penitenciários, em parceria com a Polícia Civil, trabalharam na remoção dos detentos que se encontravam em várias delegacias, especialmente no Vale do Sinos, a maioria em Novo Hamburgo e São Leopoldo, para dois prédios, recentemente reformados, um junto ao Instituto Psiquiátrico Forense, no bairro Partenon, em Porto Alegre, outro na cidade de Montenegro. Ao todo, 116 presos foram transferidos na terça-feira (24).

Transferência

 
Presídio Estadual Feminino de Lajeado

Em Lajeado, apenadas iniciaram a produção de máscaras de proteção facial. A oficina, por sugestão da Delegacia Penitenciária da Região, parte de um projeto inicial de trabalho prisional já existente, por meio do qual foram adquiridas máquinas de costura através de verba da Vara de Execuções Criminais de Estrela. O trabalho, que começou com a reprodução artesanal de máscaras, conta, neste momento, com quatro presas da liga laboral e outras três colaboradoras voluntárias.


Penitenciária Estadual de Rio Grande 

Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, foi realizada limpeza e desinfestação das áreas comuns da Penitenciária Estadual de Rio Grande. Também foram adquiridos termômetros e instalados tanques no pátio para contribuir com a higiene.


Penitenciária Modulada de Charqueadas

No pátio da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, houve uma reunião técnica com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) prisional, a fim de conscientizar e ensinar os servidores e os detentos sobre como se proteger da Coronavírus. A administração da PMEC disponibilizou sabão para higienização pessoal aos presos e aos alojamentos, bem como água sanitária para a limpeza dos locais de convívio e aglomeração. 

Penitenciária Modulada de Charqueadas


Presídio Regional de Santa Cruz 

No Presídio Regional de Santa Cruz, um material explicativo está sendo distribuído a todos os servidores, com orientações a quem adentra ao local. Em uma caixa, há um questionário de saúde, um termômetro, para medir a febre e saturação (na triagem de pessoas presas) — depois é recomendada a esterilização dos materiais com algodão e álcool. Além disso, a partir das instruções de um químico da Universidade de Santa Cruz do Sul, está sendo aberta a produção de produtos básicos para higienização na casa prisional. 


Presídio Estadual de Vacaria

Em Vacaria, foi feita a instalação de um lavatório, dispenser de papel toalha e utilização de produtos específicos para limpeza do local.

 

Vacaria


Penitenciária Estadual de Charqueadas

Estão sendo tomadas medidas de prevenção ao coronavírus, como instalação de pia na entrada da Penitenciária e reforço na higienização com água sanitária.

Penitenciária Estadual de Charqueadas

 

Presídio Regional de Santa Maria, Instituto Penal de Santa Maria e Monitoramento Eletrônico da 2ª Região

Nesses locais, os apenados realizaram a limpeza e desinfestação de toda a estrutura das casas prisionais. Também foram instalados tanques e dispenser de papel toalha para higienização das mãos.

 

Central de informações do Sistema Prisional 

 Além disso, foi criada uma central de informações, para esclarecer dúvidas sobre procedimentos ou outros assuntos relacionados à questão do coronavírus, que atende nos seguintes telefones: (51) 3288-7302 e (51) 3288-7305 e (51) 98683-1453 (24 horas).

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários