Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 17:55
Atualização 30.07.2020 às 20:28
Publicação 30.07.2020 às 20:26
Parceria entre Saúde e Administração Penitenciária qualifica atendimento de urgência nos presídios
Secretários Cesar Faccioli e Arita Bergmann assinam o termo de cooperação
Foto de Divulgação/SES

As secretarias da Saúde (SES) e da Administração Penitenciária (Seapen) firmaram uma cooperação técnica nesta quinta-feira (30), para implantar o teleatendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos presídios do Estado. Os servidores técnicos da área da saúde da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) poderão realizar chamadas de vídeo aos médicos reguladores do SAMU, em caso de emergência médica com os presos. Conforme cada caso, os técnicos na Central Estadual de Regulação irão orientar a melhor conduta a ser feita e, se necessário, irão definir pelo envio da ambulância. Esse processo será realizado sem o intermédio da tradicional chamada ao 192. “O atendimento por videochamada é mais direto e mais eficiente, pois o profissional de saúde estará enxergando exatamente o que está acontecendo com o paciente”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. 

Imagem da reunião na SESDiretor de Regulação Estadual elogiou a parceria - Foto: Divulgação/SES

Entre as vantagens que esse novo método de atendimento irá trazer está a qualificação do atendimento médico às pessoas privadas de liberdade, evitar deslocamentos desnecessários dos presos para fora dos presídios e economia de recursos públicos. “Há uma enorme logística necessária para realizar os atendimentos médicos de urgência dessas pessoas. Muitos casos podem ser resolvidos apenas com orientação e capacitação dos profissionais da saúde que trabalham no sistema penitenciário”, ressaltou o secretário da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Luis de Araújo Faccioli. "A resposta do SAMU pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, completou. 

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, falou que será uma ferramenta importante no combate à Covid-19 nos presídios, mas que o projeto também é muito necessário a todas as outras possíveis emergências que venham a ocorrer e persistirá depois do fim da pandemia. “Não conhecemos nenhum projeto parecido no País. Estamos sendo inovadores”, completou Arita.

O projeto será implementado, num primeiro momento, em apenas uma instituição, a ser definida na próxima semana, mas a proposta é expandir para todos os presídios sob gestão do Governo do Estado “em um curtíssimo prazo”, falou Faccioli. A proposta também inclui uma capacitação dos servidores técnicos da área da saúde da Susepe para a utilização da nova tecnologia. “Será um divisor de águas”, garante o secretário.

 

Entrega de kit de máscarasSecretário Faccioli faz entrega simbólica das máscaras produzidas pelos apenados - Foto: Divulgação/SES Doação de Máscaras    

 

O secretário da Seapen também aproveitou a ocasião para fazer a entrega simbólica de uma doação de 20 mil máscaras de proteção facial (confeccionadas conforme as normas da Anvisa) produzidas por apenados do sistema prisional do Rio Grande do Sul. Do total, 10 mil foram produzidas na Penitenciária Estadual de Canoas I (Pecan I) e 10 mil na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR). Um primeiro kit foi entregue à Diretoria de Ações em Saúde, Ana Costa. O restante deverá ser encaminhado nesta sexta-feira, 31, à sede da SES, para distribuição.

Imprensa Seapen e Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários