Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 10:51
Publicação 23.10.2020 às 14:38
Complexo Prisonal de Canoas viabilizou cinco mil televisitas
União dos servidores do Complexo contribuiu para o êxito do projeto das televisitas
Foto de Divulgação Susepe

 

Nesta semana, o Complexo Penitenciário de Canoas (CPC) ultrapassou a marca de cinco mil televisitas realizadas entre os presos e seus familiares. Em abril, iniciou-se o uso desse recurso, a partir da suspensão das visitas e da respectiva regulamentação pela Portaria conjunta entre Seapen e Susepe de nº 002/2020. A estrutura operacional montada conta com seis salas equipadas, utilizadas tanto para áudio e videochamadas quanto para as audiências.


A organização do contato entre presos e familiares ficou a cargo do Centro de Tratamento Penal do CPC. Planilhas foram criadas pelos Técnicos Superiores Penitenciários (TSPs), e por meio do sistema Infopen, foram regulados agendamentos diários a partir de escalas para atendimento das 21 galerias da unidade prisional. O afinco e o comprometimento de todos os servidores penitenciários foram essenciais à atividade.
Ressalta-se que, frente ao momento de pandemia, essa foi a forma de contato lícita, regulada e saudável entre os privados de liberdade e os seus familiares. Prova disso foi a repercussão positiva junto aos privados de liberdade, conforme registro deo detento M.L.P.: “Foi o que me manteve com esperança de seguir contando com o apoio da minha família”. A manutenção desses vínculos afetivos é recomendação de várias instituições que regulam o sistema prisional no mundo, como a ONU (Organização das Nações Unidas).


A vivência do momento de pandemia está servindo para compreendermos tanto a relevância do fortalecimento do suporte familiar, quanto para diagnosticar aqueles indivíduos que contam com uma rede de apoio vulnerável e necessitados de uma maior intervenção técnica, de tratamento penal. É basilar e legal o auxílio profissional ao desenvolvimento e à manutenção das relações socioafetivas da pessoa privada de liberdade como medida de inserção social e prevenção da reincidência criminal.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários