Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 16:37
Atualização 02.12.2020 às 17:51
Publicação 02.12.2020 às 13:25
Onze penitenciárias gaúchas receberão bibliotecas doadas pelo BRDE
Coleções irão beneficiar quase 3.400 apenados
Foto de Antonio Bavaresco/Seapen

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou na manhã desta quarta-feira, 2, na sede da Seapen, a entrega de 2.200 títulos de literatura em geral, nacional e estrangeira, para 11 penitenciárias do Rio Grande do Sul. Cada uma receberá uma coleção de 200 livros doados por meio do Projeto Pró-Biblioteca, da Editora L&PM, que o BRDE apoia via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

São 3366 apenados que se beneficiarão dessa iniciativa do BRDE, que busca equipar e atualizar as bibliotecas dos presídios gaúchos, oferecendo uma opção educativa e cultural. Também contribui para o desenvolvimento pessoal e a ressocialização desse público. O projeto tem como missão incentivar a literatura entre a população que utiliza os acervos das bibliotecas comunitárias no país, sendo uma oportunidade de investimento na qualificação humana. 

A entrega das coleções de livros foi feita ao secretário da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli, pelo diretor-presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, e o diretor da Editora LP&M, Paulo de Almeida Lima.

O processo de seleção dos estabelecimentos para o programa Pró-Biblioteca aconteceu em conjunto com o Departamento de Políticas Penitenciárias da Seapen e a Divisão de Educação Prisional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe. Foram considerados para seleção requisitos como: necessidade de ampliar o acervo e para as que desenvolvem projetos de leitura e atividades de escrita com os apenados. "Agradecemos muito esta parceria, no sentido de promover a ressocialização das pessoas presas. E a remição pela leitura é uma das grandes alternativas que temos para dar melhores condições de crescimento intelectual aos apenados, aumentando, assim, essa possibilidade de ressocialização dos egressos", afirmou o secretário da Seapen.

Critérios

Alguns critérios específicos foram considerados como requisitos para seleção:

• Estabelecimentos com processos de implantação de NEEJAS, abertos na SEDUC que ainda não possuíam acervo de leitura;
• Estabelecimentos prisionais que possuem NEEJAS ou turmas decentralizadas que necessitavam de ampliação do acervo;
• Estabelecimentos prisionais que não possuem projetos de educação formal, mas que realizam atividades de leitura com acervo muito pequeno ou antigo;
• Estabelecimentos prisionais que informaram que pretendem desenvolver atividades de leitura e escrita no próximo ano.

Pró-biblioteca

O projeto Pró-biblioteca, iniciativa da Editora L&PM, idealizado para enriquecer as bibliotecas de instituições comunitárias, escolas, presídios e bibliotecas públicas, já foi aderido por mais de 40 empresas no Rio Grande do sul, no Brasil desde seu inicio, numa ação que já beneficiou mais de 4,9 milhões de pessoas, 1.242 escolas, em 260 municípios localizados no interior e nas capitais brasileiras.

O Projeto Pró-biblioteca é chancelado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, para equipar e atualizar as bibliotecas públicas, com a finalidade fundamental de colaboração na formação dos brasileiros. Tem também como missão incentivar a literatura entre a população que utiliza os acervos das bibliotecas comunitárias no país, sendo uma oportunidade de investimento na área educacional.

A relação completa das casas prisionais selecionadas para receber os acervos pode ser conferida aqui.

 Relação dos Presídios Beneficiados (.xlsx 13,91 KBytes)

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários