Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 19:52
Atualização 04.12.2020 às 16:14
Publicação 04.12.2020 às 15:14
Sistema prisional do Rio Grande do Sul recebe 25 veículos repassados pelo Depen
Furgões serão usados para o transporte de presos
Foto de Divulgação/Depen

O sistema prisional do RS (Seapen e Susepe) recebeu nesta sexta-feira, 4, a doação de 30 veículos (furgões e ônibus adaptados para o sistema penitenciário) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ao todo, 15 estados brasileiros receberam doações do Depen, sendo que o Rio Grande do Sul foi o que recebeu o maior número de unidades. Foram entregues 102 furgões e 50 ônibus que atendem às resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Segurança Pública (CNPCP) e Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Em 2020, o Depen investiu R$ 106 milhões, em veículos para transporte de presos, contribuindo no aparelhamento das unidades federativas. Desde o início do ano, já foram entregues 16 ônibus e 150 furgões.

O secretário Cesar Faccioli lembra que o lote entregue hoje, com 30 unidades, é apenas o primeiro de um total de 80 veículos que serão destinados ao Estado, após uma bem-sucedida negociação da Seapen junto ao Depen. “Nós fizemos diversas gestões junto ao Ministério da Justiça, através do Depen, conseguindo sensibilizá-los acerca da importância do aparelhamento da nossa Polícia Penal do RS", explicou o titular da Seapen. Três servidores do Departamento Administrativo da Susepe foram até São Paulo para receber os veículos. 

 

Imagem da entrega dos ônibusPrimeiros ônibus também foram entregues nesta manhã - Foto: Divulgação/Depen

 

As unidades entregues nesta sexta-feira serão transportadas até o estado, onde passarão por adesivagem, dentro da nova identidade visual, que já prevê a adoção do emblema da Polícia Penal. No total, o Depen adquiriu 298 furgões e 161 ônibus adaptados para transporte de presos. Os ônibus possuem capacidade para 28 internos, dois compartimentos de cela, são equipados com sistema de CFTV, sistema de sinalização acústica e visual, além de adaptações no compartimento de escolta, permitindo melhor posicionamento dos policiais penais e melhor acompanhamento dos deslocamentos.

Além disso, possuem capacidade de transitar em vários terrenos, como em áreas rurais, o que possibilita a sua adoção em todas as regiões brasileiras. Além do Rio Grande do Sul, receberam veículos nesta semana o Acre, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima. 

A parceria do Depen na diretriz de expansão e qualificação da frota é fundamental para melhoria das condições de movimentação de pessoas presas, contribuindo para preservação da integridade física dos transportados, melhores ferramentas de trabalho aos servidores penitenciários e maior eficiência no cumprimento da missão da Susepe.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários