Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 14:00
Atualização 14.01.2021 às 17:55
Publicação 14.01.2021 às 16:05
Livro A liberdade começa no seu pensamento é lançado em Júlio de Castilhos
Livro de pessoa presa é lançado em Júlio de Castilhos
Foto de Divulgação Seapen Susepe

Na última quarta-feira (13), às 14h, ocorreu, no Centro Cultural Álvaro Pinto, em Júlio de Castilhos, o lançamento do livro "A Liberdade Começa no seu Pensamento: transpondo muros através da poesia", de autoria de Alex Teixeira de Barros, pessoa privada de liberdade do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos (PEJC).

O autor aborda em seu livro, através de poemas, temas acerca de liberdade, histórias de vida, família, aprisionamento e reflexões subjetivas. É a primeira obra do escritor, que encontrou na escrita uma forma possível de sentir-se livre e mais próximo da sociedade. São 58 poemas divididos em cinco capítulos, incluindo ilustrações do próprio Alex.

Segundo o organizador do projeto, o psicólogo e diretor do PEJC, Gabriel Marcelo Moresco, "o lançamento é um dos resultados de projeto que pretende valorizar o protagonismo e a criatividade das pessoas presas, em um sistema meramente punitivo e que destitui os sujeitos de suas singularidades, sendo a escrita, nesse caso, um dispositivo terapêutico e de ressignificação de vivências". 

O projeto teve o apoio da estudante de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Amanda Flores Padilha, e da professora do Departamento de Psicologia da UFSM, Dorian Monica Arpini, contando ainda com o trabalho voluntário de várias pessoas.

A edição do livro, com 235 exemplares, foi patrocinada pelo Departamento de Psicologia e pela Imprensa Universitária da UFSM, que serão doados para outros presídios do Estado e para instituições públicas (bibliotecas e escolas), assim como vendidos por valores populares na internet, pelos organizadores do projeto.

Secretário Cesar Faccioli recebe o livro das mãos do autor.

O evento, organizado pela direção da casa prisional e obedecendo rigorosamente a todos os protocolos de prevenção à Covid-19, contou com a presença de, além dos familiares do autor, vários diretores de casas prisionais da região, o delegado adjunto da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Sérgio Ilha Dalcol, o diretor do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Tadeu Silva Zampiron, a coordenadora técnica da Susepe da 2ª DPR, Adriana Rosa da Silva, a defensora pública de Tupanciretã, Larissa Avena Dall Agnol, a juíza de direito da Comarca de Júlio de Castilhos, Suellen Rabelo Dutra; o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Antonio Derlei da Silva, o vice-Prefeito Municipal, Carlos Rezende; o Superintendente da Susepe, Cézar Augusto Ouriques da Veiga; o Prefeito Municipal, Bernardo Quatrin Dalla Corte, e o Secretário de Administração Penitenciária, Cesar Luis de Araújo Faccioli.

Imprensa Seapen e Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários