Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 08:47
Atualização 13.04.2021 às 12:58
Publicação 13.04.2021 às 10:34
Servidora da Susepe é uma das pesquisadoras em projeto da UFRGS que traça o perfil de pessoas presas estrangeiras
Camila é lotada na Divisão de Controle legal (DCL) e é uma das pesquisadoras na Ufrgs
Foto de Arquivo Pessoal

O perfil das pessoas estrangeiras encarceradas no sistema prisional do RS - 2017 a 2019 - foi objeto de pesquisa no Projeto Cárceres, que é uma parceria do Grupo de Pesquisa sobre Refugiados, Imigrantes e Geopolíticas (GRIGs), que integra o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Migrações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) com a Superintendência de Serviços Penitenciários.

 

Os objetivos da pesquisa foram verificar os enquadramentos penais que conduziram as pessoas ao cárcere no Estado e explorar com minúcia as situação das mulheres encarceradas.
"A base primária de dados para a realização deste trabalho foi obtida por meio do Infopen, após provação do projeto junto ao Comitê de Ética da Instituição, que o fez mediante o compromisso de devolução dos dados aferidos, para que pudessem ser integrados a processos de formação permanente de seu pessoal", explicou Camila.


Uma das pesquisadoras do estudo é Camila Vencato Neumann, 35 anos, agente penitenciária desde 2014. Formada em Ciências Jurídicas e Geografia, Camila, atualmente, está lotada na Divisão de Controle Legal (DCL) da Susepe. Além dela, Pâmela Marconatto Marques, Fabian Scholze Domingues e Tayssa do Rosário Zucchetto também integram o corpo de pesquisadores. Acesse o link abaixo e confira o conteúdo do trabalho.

https://www.ufrgs.br/nepemigra/2021/01/28/projeto-carceres-grigs-lanca-relatorio-de-pesquisa-perfil-da-pessoa-estrangeira-encarcerada-no-rs-2017-2019/

Pesquisa 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários