Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 18:05
Atualização 02.08.2021 às 13:18
Publicação 02.08.2021 às 12:01
Presídio de Caxias do Sul apresenta projeto de ampliação de trabalho prisional para a Prefeitura
O Presídio possui há mais de dez anos dois termos de cooperação e busca ampliar
Foto de Susepe/Divulgação

Na última semana, a equipe diretiva do Presídio Regional de Caxias do Sul (PRCS) realizou reunião com a Prefeitura do Município, para apresentar projeto de ampliação do trabalho prisional. O objetivo é fazer reforma do pavilhão de trabalho do Presídio, buscando realizar uma parceria com a Prefeitura para mobilizar os empresários da região da Serra.

Participaram da reunião o prefeito Adiló Didomenico, o secretário de Segurança Pública Municipal, Paulo Roberto Rosa da Silva, o vereador Alexandre Bortoluz, a diretora do PRCS, Alexsandra Viecelli, o vice-diretor, Carlos Piquelet Correa, o chefe de segurança, Michel Brasil, e o auxiliar de Segurança Carlos Eduardo Toigo Gallio. Na oportunidade, foram mostrados os benefícios da utilização de mão de obra prisional, bem como a importância dos termos de cooperação para a renovação do sistema prisional através da inclusão social dos apenados.



O Presídio possui dois termos de cooperação ativos há mais de dez anos, com as empresas Dital e Bonapel, abrangendo um total de 20 apenados das duas galerias masculinas com trabalho remunerado. O objetivo é de, no mínimo, dobrar esse quantitativo de apenados, trabalhando termos de cooperação, buscando uma nova empresa interessada nessa iniciativa. Para isso, é necessária uma reforma do pavilhão de trabalho, o qual está com problemas de infiltração, iniciando com troca do telhado, reforma da parte elétrica e do banheiro, além da pintura do pavilhão e reorganização do espaço.

“Essa união de esforços em parcerias público-privadas, com o devido engajamento na política pública de ressocialização e reintegração das pessoas privadas de liberdade, através do trabalho e da profissionalização dos reclusos com geração de renda, é o marco para a mudança de paradigma social e superação de preconceitos”, enfatizou a diretora Alexsandra.

Na oportunidade, a equipe diretiva entregou, ao prefeito, o portfólio das ações realizadas nos últimos dois anos dessa gestão, bem como o projeto para a reforma do pavilhão de trabalho, realizado por engenheiro parceiro e voluntário.

Gisele Reginato

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários