Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 22:03
Atualização 02.12.2021 às 15:10
Publicação 02.12.2021 às 13:53
Secretário Hauschild faz visita técnica a estabelecimentos da 6ª região penitenciária
Secretário visitou três presídios nesta semana
Foto de Divulgação SJSPS

Durante os dias 1 e 2 de dezembro, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, esteve na região da Campanha para realizar visita técnica em unidades prisionais da 6ª Região Penitenciária. O delegado da 6ª região penitenciária, Eduardo Berbigier, acompanhou a visita.

Na manhã desta quinta-feira (2), Hauschild foi recebido na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana pelo diretor da unidade, João Paulo Nunes. No local, ele participou de uma reunião com o prefeito do município, Ronnie Mello, e com representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Judiciário e da unidade prisional. Durante o encontro, foram tratadas demandas da Penitenciária, como a possibilidade de implementar uma Unidade Básica de Saúde dentro do estabelecimento.

Na manhã de quarta-feira (1), o secretário realizou a visita técnica no Presídio Estadual de São Borja. Hauschild e sua equipe foram recebidos pelo prefeito em exercício do município, Roque Feltrin, pelo diretor da unidade prisional, Rodrigo Lovatto, e por demais servidores do local.

Hauschild conheceu as instalações do estabelecimento, além de ter conversado com a administração sobre possibilidades de melhorias no Presídio. O secretário também participou de um almoço promovido pelos servidores, com a presença de vereadores e secretários municipais. “Estamos muito satisfeitos com o respeito que nos foi dado durante a visita e com a atenção destinada aos projetos de obras e de melhorias que apresentamos para ele voltados aos apenados e aos servidores”, destacou Lovatto.

No período da tarde, ele visitou o Presídio Estadual de Itaqui, onde foi recebido junto de sua equipe pelo prefeito do município, Leonardo Betin. Na ocasião, o secretário pôde ver de perto quais são as maiores carências da unidade para que reformas possam ser providenciadas. “Para nós, é um momento histórico. Nunca um secretário havia vindo conhecer a nossa unidade e ver quais são as nossas dificuldades. Foram muitos assuntos tratados. Acredito que várias mudanças serão realizadas”, afirmou Gabriele Pereira, diretora adjunta da penitenciária.

Hauschild enfatizou a importância da aproximação da Secretaria com os estabelecimentos prisionais para conhecer as demandas dos locais. “Considero fundamental visitar as unidades prisionais de todas as regiões penitenciárias para que possamos ver de perto as necessidades, os desafios e também o trabalho exemplar realizado pelos gestores e pelos servidores”, afirmou.

Os assessores de relações institucionais da SJSPS Carolina Ramires e Jonathan Silva acompanharam a visita.

Centro de Atendimento da Fase

Em Uruguaiana, o secretário também visitou uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), o Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana. No Centro, acompanharam a visita o diretor Carlos Martins da Silva, a psicóloga Marília Segabinazzi, a pedagoga Vanessa Porto, e a arquiteta e coordenadora do escritório UET/BID, Claudia Gaier.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários