Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 07:38
Publicação 11.01.2022 às 15:45
Apenados do Presídio de São Gabriel realizam provas do Enem
Segunda etapa do exame será realizada no dia 16 de janeiro
Foto de Divulgação Susepe

No último domingo (9), 12 apenados do Presídio Estadual de São Gabriel (PESG) realizaram a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL/2021). As provas foram realizadas em salas de aula, dentro da unidade prisional, com o auxílio da equipe técnica da PESG.

Segundo a assistente social da PESG, Marília Barros, a aplicação da prova traz uma oportunidade única para os apenados, pois, segundo ela “o ENEM dá à pessoa privada de liberdade o acesso à educação, importante para auxiliar na sua ressocialização”.

A equipe técnica da PESG trabalha para garantir que as pessoas privadas de liberdade tenham assegurado o direito ao trabalho, a educação e a qualificação profissional, visando sempre a ressocialização.

Um exemplo do sucesso da seleção é o caso do apenado S.V., de 25 anos, que, através do Enem, conseguiu ter acesso ao ensino superior: "nunca parei de estudar. Já havia feito o Enem e outros cursos quando estava livre. Perdi minha liberdade, mas não perdi o meu desejo de conhecimento".

S.V. está cursando o 2º Semestre do Curso de Gestão Ambiental na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). "Ressocializar é reeducar aquele que, por ter cometido um delito, foi afastado da sociedade. Com força de vontade, diária, conseguimos nos manter firmes e fortes. A nossa maior força é o apoio da nossa família, que é a nossa maior fortaleza. O apoio moral que damos, um para o outro, aqui dentro, também ajuda muito", afirma.

No País

Mais de 54,2 mil candidatos realizaram a primeira etapa do exame neste domingo. A segunda etapa será no dia 16 de janeiro.

A aplicação do Enem PPL nacional seguiu os protocolos de prevenção à covid-19. O uso de máscaras de proteção foi obrigatório, e frascos de álcool em gel foram fornecidos pela organização da prova. As unidades prisionais e socioeducativas trabalharam para higienizar as salas e proporcionar uma boa circulação de ar, além de possibilitar o distanciamento entre os participantes.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários