Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 06:34
Atualização 24.05.2022 às 10:52
Publicação 24.05.2022 às 09:59
Pepoa inaugura espaço literário com o nome do agente penitenciário administrativo Saulo Ribeiro Blauth
Espaço literário homenageia servidor falecido
Foto de Divulgação SJSPS

Na última sexta-feira (20), a Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) inaugurou um espaço literário para os apenados da casa prisional. O local recebeu o nome do agente penitenciário administrativo Saulo Ribeiro Blauth, falecido em julho de 2020, vitimado por uma pneumonia rara aos 55 anos.

Conforme a direção da casa prisional e o setor técnico, a homenagem a Saulo foi por conta da admiração que demais colegas tinham por ele, desde o período em que trabalhou no extinto Instituto Penal de Viamão.

Na cerimônia, a delegada penitenciária da 10ª Região, Patricia Picolotto, afirmou que ficou bastante emocionada com a iniciativa da homenagem, “pois se tratava de um excelente ser humano e um colega querido por todos”.

Para o diretor da Pepoa, Giovani Soares Oliveira, a criação do espaço é imprescindível para a execução dos demais projetos que estão em andamento na unidade, como implementação da escola e o projeto de remição pela leitura. “Acreditamos que viabilizar a leitura no sistema prisional é estimular com inteligência os pensamentos saudáveis que buscamos para a inclusão social”, frisou.

No descerramento da placa inaugural, Tania Blauth foi às lágrimas, falando que estava muito orgulhosa pela homenagem ao esposo e lembrou que o marido gostava muito de trabalhar na Susepe. Também participaram da cerimônia duas sobrinhas de Saulo e uma tia.

Espaço Literário

Localizada na área do Módulo de Vivência 3 da Pepoa, o espaço literário conta com três mil exemplares, que foram catalogados por um apenado que é da área da Educação.

 “O objetivo é incentivar o desenvolvimento intelectual crítico, a cultura, a inclusão social, e estimular a escrita”, explicou a psicóloga Carla Bittencourt dos Santos.

“Hoje foi um dia de grande satisfação. Há dois anos planejamos este espaço e tivemos a colaboração de muitos colegas e da comunidade, que doou livros”, informou a profissional.

 O Banco de Livros doou as prateleiras e a maioria das obras de diversos gêneros literários. O acervo também conta com dicionários, revistas e periódicos.

Participaram do evento, o vice-diretor da Pepoa, Josemir Mesquita da Rosa, e servidores da casa prisional e da 10ª Delegacia Penitenciária Regional.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários