Página Inicial
Bem-vindo
16 de Abril de 2024, 01:17
Publicação 28.03.2023 às 16:25
Instituto Penal de Novo Hamburgo inicia novo convênio para utilização de mão de obra prisional
IPNH realiza novo convênio
Foto de Divulgação Susepe

O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) iniciou, nesta terça-feira (28), mais uma parceria para a utilização de mão de obra prisional. O novo convênio é com a Prefeitura Municipal de Montenegro, que, através de Termo de Cooperação publicado no Diário Oficial do Estado, contemplará 60 vagas de trabalho para pessoas privadas de liberdade. 

 

Os primeiros ajustes para a concretização do convênio iniciaram em junho de 2022, através de reunião ocorrida no gabinete do prefeito municipal de Montenegro, Gustavo Zanatta, o qual destacou: “A nossa experiência com o aproveitamento da mão de obra da pessoa presa tem sido excelente. Em Montenegro, eles atuam em várias frentes de trabalho na limpeza pública. Ao mesmo tempo em que realizam uma atividade produtiva e reduzem suas penas, passam por um proveitoso processo de ressocialização”.

 

Com a nova parceria, o IPNH chega a 18 convênios entre órgãos públicos e organizações empresariais que utilizam a mão de obra prisional para a realização de suas atividades através de Termos de Cooperação.

 

Segundo a coordenadora técnica da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), a técnica superior penitenciária psicóloga, Kátia Biehl, "o IPNH possui hoje 18 termos de cooperação e, atualmente, é a unidade prisional que mais possui este tipo de convênio na 1ª Região. Uma conquista muito importante, uma vez que o trabalho visa preparar o preso para o exercício da cidadania na vida extramuros, contribuindo não apenas para a inclusão no mercado de trabalho, mas também para a reintegração social". 

 

Para o diretor do Instituto Penal de Novo Hamburgo, Vinícius Guimarães Silva, "a oferta de trabalho à pessoa presa contribui para dois pontos: o primeiro é uma forma de darmos uma resposta para a sociedade; o segundo ponto significa ofertar novas possibilidades, além de possibilitar a inclusão social; o trabalho possui um caráter educativo, buscando uma mudança de paradigmas e o desenvolvimento pessoal da pessoa presa".  

 

 Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários