Página Inicial
Bem-vindo
20 de Abril de 2024, 02:24
Publicação 06.06.2023 às 12:07
Presídio de Santa Maria inaugura revitalização da ala feminina
Detento cortou a fita de inauguração da ala feminina do PRSM
Foto de Rodrigo Borba/Ascom Susepe

Na última segunda-feira (05), às 10h, foi oficialmente entregue a revitalização da galeria feminina A do Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). A reforma, que utilizou a mão de obra de 10 apenados, com um valor de R$ 72.000,00, foi propiciada por recursos provenientes da Vara de Execução Criminal (VEC) de Santa Maria.  

 

No total, no período de cinco meses, foram reformadas oito celas, significando 28 vagas, que passarão a ser ocupadas por presas provisórias alojadas na Galeria B, a qual já havia sido modernizada em 2019.

 

O projeto contou com a participação da técnica superior penitenciária assistente social Rosaura Beatriz de Freitas e do policial penal Marcio Scherer de Godoi.  

 

Os apenados responsáveis pelo serviço estiveram presentes no evento, sendo a fita inaugural cortada por um deles.

 

Para o diretor do PRSM, Angelo Tasca, “a reforma da galeria A é importante para que os direitos humanos e a dignidade das mulheres privadas de liberdade sejam respeitados, de forma a pensar na ressocialização, para quando elas ganharem a liberdade.”

 

Já para o delegado penitenciário da 2ª Região, Thiago Nothen de Medeiros, que na ocasião, representava  o superintendente da Susepe, “estamos trabalhando, constantemente, para melhorar as estruturas físicas dos 13 estabelecimentos prisionais da nossa região. A mão de obra prisional e a parceria com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e com as empresas são essenciais para que, assim, possamos ter um tratamento penal adequado, em que a dignidade das pessoas presas seja efetiva”. 

 

Estiveram presentes no evento a promotora de justiça da Comarca de Santa Maria, Jocelaine Dutra Pains; o prefeito do Município, Jorge Pozzobom; o juiz de direito da VEC regional da Comarca de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada; a juíza de direito da Vara Judicial da Comarca de Restinga Seca, Juliana Tronco Cardoso; a presidenta do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Santa Maria, Tais Lora; representando a presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Santa Maria, Tâmara Camargo; e o defensor público da VEC criminal regional da Comarca de Santa Maria, Cássio Machado Bittencourt Fernandez.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários