Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 21:02
Atualização 07.04.2014 às 10:08
Publicação 07.04.2014 às 10:00
Detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí participam de oficina de arte-terapia
Trabalhos foram feitos sob orientação do artista plástico Aloizio Pedersen e executados a partir das técnicas dos artistas Kandinsky e Pollock, que trabalharam as emoções por meio das cores
Foto de Jéssica Barcelos

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria da Juventude (CJ), promoveu, nesta sexta-feira (4), em parceria com o artista plástico Aloizio Pedersen e a mestranda em Ciências Criminais Renata Guadagnin, a oficina de arte-terapia para jovens apenados ligados ao Grupo MC’S Para a Paz da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Os trabalhos foram executados a partir das técnicas dos artistas Kandinsky e Pollock, que trabalharam as emoções por meio da utilização das cores.

A ideia é de que cada pessoa se expresse organizando suas emoções na tela com a tinta. Segundo a psicóloga responsável pela CJ, Janice Ribeiro, a oficina atingiu o objetivo de proporcionar autoconhecimento e resignificação da autoimagem. "Os próprios apenados relataram reconhecer neles as emoções trabalhadas em tela, percebendo-as de forma harmônica, sem prevalência de um tom", explicou a profissional.

As obras produzidas serão expostas no Memorial do Ministério Público do dia 8 a 19 de maio, sendo realizada uma solenidade de abertura no dia 8, às 18h, com o testemunho dos envolvidos na atividade. Os menores internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) também receberam as atividades desta oficina.

 

 

Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários