Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 03:37
Atualização 15.07.2014 às 17:29
Publicação 15.07.2014 às 16:05
Programa Jovem Aprendiz é implantado no Instituto Psiquiátrico Forense
Ação inédita vai contemplar doze pacientes cumpridores de medidas de segurança
Foto de Neiva Motta

Pela primeira vez, pacientes do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) vão receber ações de inclusão social para qualificação ao mercado de trabalho. Nesta terça-feira (15), ocorreu a aula inaugural do programa Jovem Aprendiz. O evento contou com a parceria da Superintendência da Secretaria Regional do Trabalho/RS, Senac, Gope RH, IPF e Departamento de Tratamento Penal/Susepe (DTP).

 

Aprendizagem profissional

A ação é inédita e vai contemplar, na primeira turma, doze pacientes cumpridores de medidas de segurança, que farão o curso aprendizagem profissional comercial em serviços de vendas. As aulas serão ministradas pelo Senac em sala de aula localizada no espaço cultural do IPF, localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre. De acordo com as pedagogas do Senac, as atividades curriculares serão ministradas conforme as potencialidades de cada aluno, já que eles possuem sofrimento psíquico. “a adequação será focada na prática”. A carga horária será de 1.110 h/a e vai acontecer de segunda à sexta-feira, no turno da manhã, informou Rosane Lazzarotto , uma das responsáveis pelo Programa Jovem Aprendiz na Susepe.
Para o servidor público, L.S., 43 anos, internado há dois anos, a iniciativa é nobre. “Deveria acontecer mais ações como está que nos prepararam para o mercado de trabalho. Não basta só fazer o tratamento, temos que ter ferramentas de qualificação para nos manter lá fora. A direção está de parabéns”, finalizou.
“Terei pouco tempo para ir às aulas. Mas, neste pouco, farei de tudo para aprender. Tenho empresa de carvão vegetal e de móveis, e preciso saber me comunicar mais com meus clientes. Assim,esta oportunidade de aprender sobre "vendas" ajudam a gente a falar melhor”, sinalizou o empresário, J.F., 36 anos.


Servidoras do DTP e IPF. Foto: Neiva Motta

Ineditismo

A diretora do IPF, Adriana Feijó, enfatizou que o Jovem Aprendiz é o entendimento de inclusão em toda a sua amplitude e complexidade. Significa, ainda, que é possível implementar um projeto em espaço antes nunca pensado. “Oportunizar aos pacientes o Jovem Aprendiz é acreditar em suas capacidades, em seus potenciais”, destacou a assistente social.
Já a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Sandra Fonseca, falou que este projeto é um desafio inovador. “Ele provoca uma desacomodação nas formas institucionais de fazer tratamento penal da pessoa com medidas de segurança. A diretora destacou o trabalho de todos os servidores que acreditam e trabalham para a efetividade na execução do projeto, que, segundo ela,” transcende os muros” do sistema prisional. Participaram do evento, familiares dos pacientes, professores do Senac, integrantes do Ministério do Trabalho, da Assessoria dos Direitos Humanos/Susepe, servidores do IPF, DTP e Gope-RH.

 


Sala de aula que será usada pelos alunos/pacientes do IPF. Foto: Neiva Motta

 

 

Veja mais imagens deste evento no facebook oficial da Susepe

Neiva Motta
Assessoria de Comunicação

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários