Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 09:03
Atualização 10.10.2017 às 15:39
Publicação 20.08.2014 às 17:13
Modulada de Osório comemora dois anos de funcionamento da oficina de patchwork
O evento reuniu diversas instituições parceiras da PMO
Foto de Neiva Motta

A Penitenciária Modulada de Osório (PMO) comemorou, no último dia 19, os dois anos de funcionamento da oficina de patchowork , local de produção de artesanatos feitos por apenados. Os trabalhos são comercializados em feiras de grandes eventos no Litoral.
O evento reuniu instituições parceiras na inclusão social, tais como, representantes do FGTAS, SENAC, FAUERS, Conselhos da Comunidade e convidados em geral. O som ambiental ficou por conta do grupo Renascer formado por trabalhadores da oficina. Eles ensaiaram as músicas a semana inteira para apresentar durante festa de aniversário. 'Emoções" do cantor Roberto Carlos arrancou muitos aplausos do público.


Diretor da PMO, Peter Percoski, reiteirou que vai continuar lutanto pela ampliação do trabalho prisional por meio de parcerias com os empresários locais

O diretor da PMO, Peter Percoski, reiteirou que sua gestão é pautada pela promoção no trabalho prisional .“Não basta viabilizarmos ações somente no interior do presídio. É necessário que, nós agentes do sistema prisional, busquemos parcerias com os empresários, mostrando que esses homens que já cumpriram suas penas têm condições de se recuperar por meio do trabalho quando estiverem em liberdade”.

Durante evento, o apenado C.B. responsável pela oficina, entregou placas para pessoas que contribuem com ações de inclusão na PMO. O representante da FAUERS, Everton Alfonsin, que desenvolveu um trabalho de cunho religioso por meio da Assessoria dos Direitos Humanos/Susepe e a presidente do Conselho da Comunidade de Tramandaí, Maria Aparecida Finger, foram os homenageados.


Os comes e bebes da festa foram patrocinados pelo SENAC e produzido pelos apenados

A assistente social, Kadija Taha, bastante ovacionada pelo seu empenho em garantir o funcionamento da oficina disse que o sucesso da continuidade do espaço pertence aos apenados. “Quando as pessoas compram e elogiam os artesanatos nas feiras, eu fico orgulhosa de vocês”.

Além disso, Kadija lembrou as parcerias do trabalho em equipe. Ela destacou a atuação dos agentes operacionais e demais integrantes da equipe técnica da PMO para a realização das atividades de tratamento penal. “Mérito de todos que trabalham e de colegas que já atuaram neste projeto”, finalizou.  Bolos, salgados e refrigerantes custeados pelo Senac foram oferecidos na festa de dois anos da oficina de patchowork. Também participaram do evento diretores da Susepe , coordenadores de regiões penitenciárias , agentes administrativos e operacionais, técnicos e imprensa local.

Em sua fala Adilson Rech disse que o Departamento de Tratamento Penal da Susepe enfrenta desafios na busca de oportunidades de trabalho. "Contudo, agradeço o desempenho da colega Mirela Schander que se empenha efetivamente para colocar em prática a garantia dos direitos dos apenados".

 

Neiva Motta
Assessoria de Comunicação

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários