Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 04:05
Atualização 27.08.2014 às 17:41
Publicação 27.08.2014 às 16:37
Penitenciária de Arroio dos Ratos inaugura mais um espaço de leitura
A sala conta com estofados aconchegantes e diversas obras literárias
Foto de Neiva Motta

A penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) inaugurou, no último dia 26, mais um espaço de leitura, no Módulo de Vivência II. A ação é uma parceria com a Fundação dos Bancos Sociais, Divisão de Educação/Susepe e UniRitter, que desenvolveu o projeto por meio dos alunos do curso de Design de Produto. A mão de obra na parte estrutural foi realizada por apenados, que pintaram o espaço e instalaram as luminárias da biblioteca. No Módulo de Vivência I já tem uma biblioteca.


Segundo espaço de leitura é inaugurado na PEAR com parceria do Banco dos Livros, DTP e UniRitter

De acordo com o diretor da PEAR, Cristian Ericksson Colovini, o objetivo do projeto é oferecer um melhor acolhimento por meio da leitura, oferecendo mais dignidade durante cumprimento de pena. “O espaço também será usufruído pelos servidores”, informou o diretor.

A ação está embasada no artigo 23 da Lei das Execuções Penais (LEP), que trata da promoção no estabelecimento de espaços e amparos dos familiares. O diretor destacou o trabalho de todos os servidores que atuaram na concretização do projeto, tanto os administrativos, segurança e área técnica.


O projeto vai contemplar apenados e servidores

Inclusão cultural

Variados gêneros literários, tais como: contos e poemas, História, Geografia, Direito, entre outros estão expostos nas prateleiras da biblioteca, que conta com confortáveis estofados e iluminações apropriadas para o ambiente de leitura. Um apenado será responsável pela condução do livro até as galerias.

A diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Sandra Fonseca, reiteirou que a prática da leitura é uma forma de liberdade simbólica. “A mente não é aprisionada. O saber nos capacita para reconstruir a vida. Com isso, viabilizamos o tratamento penal por meio da leitura, integrado-a com a área da segurança, que se complementam”, destacou a profissional. Sandra mencionou também o esforço da assistente social, Rosane Lazzarotto, da Divisão de Educação, para o êxito da implantação dos espaços de leitura nas casas prisionais. A gestora do Banco dos Livros, Neli Miotto, informou que a meta é circular o conhecimento nos presídios. “O livro só é útil se for manuseado”, acrescentou.


Centenas de livros foram doadas à penitenciária

Nova direção

O delegado da 9ª Região Penitenciária, Adalberto dos Santos enfatizou a importância das parcerias para oferecer um melhor cumprimento de pena. Na ocasião, ele formalizou a posse do novo diretor da PEAR, o técnico superior penitenciário Cristian Ericksson Colovini. Bacharel em Psicologia é formando do Curso de Especialização em Análise Institucional da UFRGS. Anteriormente ao seu ingresso na SUSEPE, atuou nas áreas da saúde, educação, gestão de pessoas, consultoria e educação continuada de servidores.

Na área externa da sala de revista, foram postas cadeirinhas, brinquedos lúdicos e uma mini-biblioteca para entreter as crianças enquanto os pais aguardam a vez da revista. O coordenador do projeto de Design Social Aplicado/UniRitter, Cláudio Salvalaio, destacou o trabalho de seus alunos. "Eles buscaram levar mais alegria e cor ao espaço", disse o profissional, acrescentando que trata-se do segundo trabalho de design desenvolvido pela equipe. O primeiro foi na Penitenciária de Montenegro no espaço infantil.

 

Neiva Motta
Assessoria de Comunicação

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários