Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 18:05
Publicação 03.09.2014 às 10:02
Técnicos da Susepe debatem a saúde no sistema prisional
Superintendente falou da parceria com a SSP e a SES
Foto de Caroline Paiva

Os Técnicos Superiores Penitenciários (TSP) e os representantes das equipes de Atenção Básica de Saúde Prisional, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), participam nesta terça-feira (02/09), no Hotel Ritter, em Porto Alegre, de evento para debater a saúde. O seminário “A Saúde no Sistema Prisional e a Construção da Prática Intersetorial e Interdisciplinar” é uma parceria entre a Susepe (Escola do Serviço Penitenciário - ESP e Departamento de Tratamento Penal - DTP), a SSP e a SES.

Karla Veiga Cabral, diretora da SES falando sobre as equipes de saúde

O objetivo do evento é fomentar espaço de discussão e troca para efetivação da política de atenção básica à saúde integral da pessoa privada de liberdade. Também visa fortalecer as redes internas e externas, entre as equipes de saúde e as equipes técnicas dos estabelecimentos prisionais, na busca do cuidado integral no âmbito do SUS.

Diretor da ESP, Adriano Fróes, saudou os participantes do evento

Adriano Fróes, diretor da ESP, falou do envolvimento do executivo e do judiciário além do estabelecimento da rede interna de saúde. Sandra Fonseca, diretora do DTP, ressaltou a parceria com a SES na preocupação de “pensar nos cuidadores da saúde” – assinalou. O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, que também representou o secretário da SSP, Airton Michels, enfatizou a parceria entre as Secretarias de Segurança e da Saúde. Fez questão de salientar o avanço do convênio com o Hospital Vila Nova, hoje com 42 leitos para o sistema prisional.

Sandra Fonseca, diretora do DTP, ressaltou a parceria com a Secretaria da Saúde

Já Karla Veiga Cabral, diretora de Ações em Saúde da SES, no ato representando a secretária da SES, Sandra Fagundes, falou do aumento das equipes de saúde, de 8 para 25 em todo o RS. Segundo ela, ‘é importante a participação dos municípios, do Governo Federal e do Judiciário, na ampliação do atendimento as pessoas privadas de liberdade. Também compuseram a mesa, o desembargador Umberto Sudbrack, representando o Poder Judiciário, Luis Carlos Bolzan, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde e os secretários de saúde de Osório, Emerson Magno e de Rio Grande, Vera Elisabete da Silva.

Temas debatidos

O primeiro tema discutido foi “Prisão; que lugar é esse?” tendo como palestrantes Luis Bogo Chies (professor da Universidade Federal de Pelotas), Umberto Guaspari Sudbrack (desembargador do Tribunal de Justiça) e Barbara Sordi Stock (professora da Universidade de Sevilha -Espanha) e como debatedores Renata Almeida Costa (professora da Uniritter) e Renata Dotta Panichi (da SES).

Mais de 200 técnicos superiores penitenciários de todas as regiões do RS participam

O segundo tema debatido foi “A saúde do trabalhador e o princípio da fraternidade”, sendo palestrado por Ricardo Charão (da SES) e Sonilde Lazzarin (professora da PUC) e como debatedora Andrea de Borges Sattler (da ESP). Outro tema foi “As intervenções técnicas no cuidado integral”, com os técnicos da Susepe, Daniela Mello (psicóloga), Maura Regina Carlos (advogada), Marta dos Santos (nutricionista) e Julio Magno Pereira (farmacêutico) e como debatedor Adilson Rech (advogado DTP).

 

Servidores da Secretaria da Saúde também no evento

Enquanto o último assunto discutido foi “Unidade Básica de Saúde e o cuidado integral”, com os técnicos da Susepe, Sandra Coccaro (médica), Mara Minotto (assistente social), Elenita Majara Ferreira (enfermeira) e Ari Bavaresco (odontólogo), tendo como debatedora Lisiane Lopes (da Secretaria da Saúde de Charqueadas). O evento contou com a participação de cerca de 200 TSPs de todas as regiões penitenciárias, e 100 representantes da SES.

 

Texto: Marco Vieira
Fotos: Carol Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários