Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 06:28
Atualização 21.01.2015 às 14:23
Publicação 14.10.2014 às 16:29
Estado inicia a demolição do Presídio Central de Porto Alegre
Iniciou hoje (14) o trabalho de demolição do pavilhão C do PCPA
Foto de Neiva Motta

O pavilhão C do Presídio Central de Porto Alegre começou a ser demolido nesta terça-feira (14), às 10h. O ato contou com a presença de autoridades da Secretaria da Segurança Pública, Secretaria de Obras, imprensa, militares e direção do PCPA.


O secretario de Segurança Pública, Airton Michels, dá a primeira marretada nos muros do pavilhão C

O secretário da SSP, Airton Michels, deu a marretada inicial para marcar a demolição do pavilhão, que abrigava 1,6 mil presos e que foram removidos para Montenegro. O trabalho das máquinas seguirá por cerca de 45 dias, quando deverá por abaixo toda a estrutura já comprometida do prédio. "É um momento importante, pois concretiza a ideia que temos de mudar o sistema prisional do Estado. Este presídio, que tanto envergonhou os gaúchos, será substituído por cadeias modernas e com melhores condições para os apenados e para os trabalhadores da Segurança Pública”, afirma o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben.


Autoridades da SSP, Presídio Central, Susepe e SOP estiveram presentes no ato

Na ocasião, o superintendente  informou ainda sobre as obras do presídio de Alegrete, que já estão em andamento, e do início das obras de Rio Grande, que será no próximo dia 17. Ao todo, 847 presos já foram para Montenegro (645) e Charqueadas (202).

O PCPA abriga 3.735 presos e conta com 2.069 vagas. Desde 2011, já foram entregues 2.870 novas vagas no regime fechado. Existem mais 2.808 na Penitenciária Estadual de Canoas, com previsão de entrega para dezembro deste ano. Ao todo, serão 5.678 no regime fechado, com investimentos de R$ 270 milhões no sistema prisional do Estado.


Diretor da Engenharia Prisional, Carlos Hebeche e superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben

Os 602 novos agentes penitenciários, que iniciarão o curso de formação na Escola Penitenciária em novembro, vão exercer suas funções, inicialmente, nas novas unidades prisionais em fase de conclusão, Canoas (duas), Venâncio Aires e Guaíba. O pavilhão D será o próximo a ser demolido.

Comitiva

Uma comitiva formada por autoridades estaduais e federais visitou o PCPA na última segunda-feira (13). Recebidos pelo diretor do PCPA, major Dagoberto Albuquerque, eles fizeram uma incursão no pavilhão C, acompanhado pelo governador Tarso Genro.


Confira mais imagens desta ação no Facebook Oficial.

 

 

 

Texto e fotos: Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários