Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 05:25
Atualização 23.02.2015 às 10:39
Publicação 23.02.2015 às 10:35
Apresentado o Programa de Capacitação de Servidores da Segurança Pública do RS para 2015

Nesta quinta-feira (19), o Departamento de Ensino e Treinamento (DET) reuniu as vinculadas à Secretária da Segurança Pública (SSP) para apresentarem ao secretário Wantuir Jacini o calendário de atividades e cursos de capacitação destinados aos servidores.

Por solicitação do secretário, o foco principal nos cursos de aperfeiçoamento e formação deste ano será o atendimento à população. Jacini ressaltou a importância de melhorar a comunicação com o público, tanto nas delegacias quanto nas abordagens de rua, feitas pela Brigada Militar. "Nem sempre pobreza e vestimenta é sinônimo de que a pessoa é criminosa", ressaltou.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) vai capacitar peritos do interior do estado, a fim de otimizar os processos  e atender a demanda. "Desta forma não será mais necessário o envio de profissionais da capital, o que irá diminuir o tempo de resposta nas investigações", afirmou o perito Criminal Anderson Morales. O departamento prevê ainda a realização de um seminário que poderá ser estendido aos demais departamentos, além de cursos livres à distância. Outro destaque do IGP é a criação de uma escola de perícias, que está sendo estudada e poderá ser instituída ainda este ano.

A Susepe, que atende 135 presídios no Estado, tem o objetivo de reciclar os servidores com cursos de atualização em oito regiões do RS. De acordo com o diretor da Escola dos Serviços Penitenciários (Esp), João Reymunde, a intenção é capacitar mais de quatro mil servidores ao longo do ano. A ampliação dos processos de atendimento à visita e defesa pessoal também serão abordados nos cursos.

Durante o ano, a Brigada Militar deve realizar um total de 72 cursos que devem se estender até o final de 2016. Cursos de carreira são os mais importantes, como o superior para capitão, formação de oficiais de saúde, além de técnicos em segurança e especialistas em aviação.

A Polícia Civil terá foco nos cursos de formação de delegados e escrivãos, mas também oferecerá cursos de capacitação no uso de armas específicas, defesa pessoal, atendimento à mulher vitima de violência.

Segundo o DET, em maio deste ano, um novo sistema de formulação de ocorrências começará a funcionar e vai exigir a capacitação dos servidores.

 

 

Texto: Cristiane Viegas/SSP

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários