Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 16:33
Atualização 25.02.2015 às 12:32
Publicação 25.02.2015 às 12:23
Instituto Penal de Novo Hamburgo faz testes de HIV/Aids e DSTs para apenados e servidores
Ato contemplou também servidores
Foto de Divulgação

O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) promoveu, nessa terça-feira (24), uma palestra de sensibilização sobre o vírus HIV/Aids e demais DSTs. Cerca de 40 apenados participaram da atividade, onde puderam fazer exames para estas doenças. O ato ocorreu na biblioteca da casa prisional, e contemplou também 11 servidores que aproveitaram a ocasião para fazer os testes.


Servidores também realizaram testes

A palestra foi ministrada pela coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e DSTs (SAE) do município, Solange Shaman, e serviu para mostrar conhecimentos técnicos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a atividade também sensibilizou a população carcerária quanto aos cuidados a serem tomados, orientando sobre comportamentos de risco.

A participação ativa dos apenados, demonstrando a produtividade e eficácia da ação, incentivou a equipe técnica do presídio a programar mais encontros, de três em três meses, com a mesma finalidade. No dia 18 de março, no horário da visita, haverá um expediente especial de sensibilização e exames voltado aos familiares dos apenados.


Coordenadora do SAE, Solange Shaman, com os apenados

De acordo com a psicóloga do IPNH, Kátia Biehl, a ação deu prosseguimento ao projeto de saúde prisional do instituto, que engloba atendimento médico, tratamento da dependência química e atividades de promoção da saúde mental. “A parceria com o SAE contribui firmemente com as questões de informação ao apenado, focando a ressocialização por meio do acesso a novas perspectivas de vida e saúde em geral”, relatou. 

 

 

Texto: Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários