Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 07:51
Atualização 20.04.2015 às 17:44
Publicação 20.04.2015 às 17:30
Presídio Estadual de Frederico Westphalen realiza atividade para jovens apenados
O cantor Mv Bill e o jornalista Manoel Soares com os servidores.
Foto de Divulgação CJ

Dentro da programação do Festival da Juventude, que aconteceu em Frederico Westphalen, promovido pela Central Única das Favelas – CUFA/RS, o presídio do município sediou, no último dia 17, uma roda de conversa com o rapper e escritor MV Bill e com o jornalista Manoel Soares que abordaram perspectivas de futuro, prevenção às drogas e vida no cárcere.

Um dos objetivos do encontro foi proporcionar momentos de cultura e cidadania, além de criar um espaço para debater e refletir sobre assuntos ligados à realidade dos jovens, "sendo que estes são a maioria da população reclusa no PEFW, entre 19 e 29 anos", informou a assistente social, Jaqueline Jesus, da Coordenadoria da Juventude/Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe.


Para a inclusão social destes jovens, a assistente social do Presídio Frederico Westphalen, Sandra Vasconcelos, explicou que estão previstas a realização de mais doze oficinas no decorrer do ano que tratarão de prevenção às drogas, criminalidade e cultura. A parceria foi acordada com integrantes da CUFA.

 


O projeto aconteceu no pátio do presídio.

 

CUFA
“A CUFA mantém uma parceria permanente com o PEFW. Já realizou cursos profissionalizantes de manicure e pedicure e de grafitagem. “Além disso, estamos programando também para este ano oficinas de música, poesia, e tentando viabilizar mais cursos profissionalizantes”. falou, Adriana Borella Rosado.
O pátio do presídio foi palco das apresentações de MV Bill e Manoel Soares que entraram acompanhado do chefe de segurança, Olivério Vargas Rosado. A atividade contou com a participação efetiva dos apenados. O reeducando C.T. ainda cantou um rap em homenagem ao MV Bill, dizendo que a cultura hip-hop faz parte da vida dos jovens moradores da periferia.

 

Quem são?
MV Bill produziu o famoso documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”, e possui uma discografia de seis álbuns. Em 1999, ajudou a criar em Central Única das Favelas – CUFA. Em razão do seu trabalho na área de desenvolvimento social junto a Juventude, o rapper recebeu o Prêmio Destaque da UNICEF em 2004. Já, o jornalista, Manoel Soares também é coordenador executivo da CUFA, além de trabalhar ativamente na campanha Crack Nem Pensar.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários