Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 18:35
Atualização 27.05.2015 às 11:56
Publicação 27.05.2015 às 11:29
Penitenciária de Ijuí realiza ação para identificar sintomáticos para doenças respiratórias e doenças infectocontagiosas
A ação teve apoio da rede municipal
Foto de Divulgação

Durante os meses de abril e maio de 2015, foi desenvolvido pela Unidade de Saúde Prisional da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí o projeto- Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios para Tuberculose  e Teste Rápido para  HIV, sífilis, hepatite B e C-  A ação contou com a participação dos profissionais da Unidade de Saúde, os psicólogos, assistentes sociais e agentes penitenciários. Teve apoio da rede municipal de saúde, representada pelo SAE e Programa Municipal de Tuberculose.  Este trabalho oportunizou para as pessoas privadas de liberdade o acesso a recursos disponibilizados pela rede de saúde.

Parte da equipe envolvida na execução da campanha

Diagnóstico Rápido

Com isso, foram realizadas entrevistas de avaliação clínica, nutricional e verificação das medidas antropométricas pré-teste; pré e pós-aconselhamento e realização dos testes rápidos de diagnóstico para HIV e de triagem de sífilis, hepatite B e C; coleta de escarro para baciloscopia pulmonar.  De acordo com a equipe envolvida nos trabalhos, foi possível promover a interação entre portadores de  doenças infecciosas e contagiosas. As transmissões são significativas no grupo alvo, seja pelo adensamento populacional como é a tuberculose e, pelo risco social que a população carcerária está sujeita.  

Todos os resultados positivos são encaminhados para tratamento na rede

Tratamento

O rastreamento permite o diagnóstico mais rápido e o tratamento resulta na qualidade de saúde do individuo e na prevenção para o grupo, seus familiares e sociedade. O trabalho contou com a participação significativa da população  carcerária, sendo que, além da rotina, onde já são realizados periodicamente os testes rápidos e a busca ativa de sintomáticos respiratórios. Foram atendidos 148 pacientes, totalizando de 592 testes rápidos e 24 pacientes que apresentaram sintomas respiratórios coletaram material para baciloscopia pulmonar. Após o término do trabalho os resultados positivos foram encaminhados aos setores competentes, a fim de garantir o tratamento.

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários