Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 09:43
Atualização 29.05.2015 às 13:48
Publicação 28.05.2015 às 16:53
Apenados do Instituto Penal de Novo Hamburgo realizam testes de acuidade visual
Cerca de 50 apenados realizaram os testes
Foto de Divulgação

O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH), em parceria com o Lions Clube Pérolas do Vale, integrante do movimento Paz Novo Hamburgo, viabilizou testes de acuidade visual para os apenados da casa prisional. A ação ocorreu na última segunda-feira (25), onde cerca de 50 homens privados de liberdade realizaram o exame.

A atividade faz parte do projeto de vitalização do espaço comunitário, que visa incentivar a leitura na biblioteca prisional e nas celas, por isso a importância dos testes visuais.  Segundo a psicóloga do IPNH, Kátia Biehl, os problemas foram percebidos durante as triagens de acolhimento e atendimentos. “Ouvimos muitos relatos de detentos com dificuldades para ler. Em razão disto, buscamos apoio na comunidade hamburguense para fazer os exames”, relata. A psicóloga ressalta também o auxílio da comunidade e demais servidores da casa prisional, que se movimentaram em prol da ação, também a Fundação Lions LD2, que forneceu os equipamentos para os testes.

Dos detentos examinados, 20 serão encaminhados para consulta oftalmológica especializada, uma vez que possuíam alguma deficiência visual. Já os que apresentaram irritação ou secura ocular, foram encaminhados para atendimento com a enfermeira do estabelecimento penal, Jeane Schenatto. Em uma segunda ocasião, mais 26 detentos que não realizaram os testes no dia terão a oportunidade de fazê-los.


Ação só foi possível com a integração entre presídio e comunidade

Também apoiaram a atividade, o diretor do IPNH, César Corrales; diretor interino, Nario Ferreira; chefe de segurança, Marcio Alves; presidente do Lions Clube, Renate Gigel; e demais integrantes, Jacqueline Pedrosa, Maria de Lourdes Moraes e Sandra Almeida; além dos servidores Claudineia Bildhauer e João Junior Knorst, que aplicaram os exames.

 

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários