Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 14:15
Publicação 28.05.2015 às 18:21
Superintendente Ane Stock e DTP apresentam Programa Jovem Aprendiz
Reunião ocorreu na última terça-feira (26)
Foto de Caroline Paiva

A superintendente da Susepe Marli Ane Stock e o Departamento de Tratamento Penal (DTP) realizaram, na última terça-feira (26), uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho/Ministério do Trabalho para apresentar o Programa Jovem Aprendiz.

Na ocasião foi demonstrado um panorama de como o projeto se encontra, sendo que atualmente conta com três turmas em andamento: uma no Presídio Central de Porto Alegre, com 18 alunos, e duas no Instituto Psiquiátrico Forense, com 12 cada.

No encontro foi ressaltada a importância da continuidade do programa e a valorização dos parceiros atuais, dentre eles o Senac e o Renapsi, além das empresas cotizadoras Zaffari, GopeRH e Instituto Masper. As instituições, além de cumprirem determinado em lei, possuem responsabilidade social e também podem admitir futuramente estes jovens já qualificados.

Segundo a equipe técnica do Setor Educacional do DTP, o interesse em executar o programa têm se espalhado pelas diversas casas prisionais do Estado. As Penitenciárias de Montenegro, Osório e Rio Grande, também os presídios de São Gabriel e Lajeado são alguns dos estabelecimentos que aguardam o início dos cursos.

A reunião ocorreu no auditório da Secretaria da Segurança Pública e contou com a presença do representante do superintendente Regional do Trabalho, Adolar Queiroz; a auditora fiscal, Denise Brambilla Gonzáles; a diretora do DTP, Mara Minotto; a coordenadora do Setor Educacional, Lutiana Ricaldi; a coordenadora do Setor de Trabalho Prisional, Morgana Rodrigues; as assistentes sociais coordenadoras do projeto, Gabriela Monteiro e Rosane Lazzarotto; e a psicóloga Vera Costa.

O Jovem Aprendiz

O programa prevê a inserção e qualificação do jovem apenado no trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, com a duração de aproximadamente 12 meses. Eles possuem carteira de trabalho assinada, descontos e benefícios referentes ao INSS, e a carga horária geralmente é de 20 horas semanais, respeitando os dias de visita.

"Esse curso representa a força que a pessoa tem para, mesmo cansada e com riscos, poder seguir o caminho certo, mostrando para si mesmo que nunca é tarde para querer mudar, basta acreditar que é possível através de chances como essa." (L. H. – apenado participante da turma do Jovem Aprendiz no Presídio Central).

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários