Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 09:49
Atualização 16.06.2015 às 17:05
Publicação 16.06.2015 às 16:55
Presídio de Santa Rosa é pioneiro em tratamento de drogas no cárcere
O tratamento é dividido em três fases: desintoxicação, diagnóstico dos fatores que levaram o indivíduo à dependência e controle da dependência.
Foto de Divulgação

 O Presídio Estadual de Santa Rosa, visando o auxílio à dependência química, firmou uma parceria, na última sexta-feira (12), com a psiquiatra Lana Rúbia Bárbaro, do hospital Abosco de Santa Rosa. Lana é coordenadora responsável pela ala psiquiátrica do hospital e se disponibilizou a realizar todo o processo de desintoxicação dos apenados da casa prisional.

Para a realização da atividade, foi concedida uma cela para usuários de drogas, principalmente de crack, que aceitaram fazer o tratamento a fim de largar o vício. O atendimento acontece duas vezes por semana, com acompanhamento da equipe técnica do presídio.

Os pacientes recebem medicamentos diariamente, bem como possuem horários de pátio e visita diferenciados dos demais apenados. O tratamento é dividido em três fases: desintoxicação, diagnóstico dos fatores que levaram o indivíduo à dependência e controle da dependência, que pode incluir uso de medicação.

Segundo a psicóloga Letícia Cella Côas, muitos apenados solicitam ajuda para largar o vício. “Porém não é possível conseguir internações de desintoxicação para todos, por isso a importância da parceria”, comenta.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma reunião da equipe técnica e equipe de segurança com a administração do presídio. Após isso, a direção, representada pelo administrador Cláudio Harley Bardo e pelo administrador substituto Roberto Thomaz, iniciou os contatos em busca de parcerias para a realização do projeto.

 

Giordana Cunha
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários