Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 20:16
Atualização 25.06.2015 às 16:39
Publicação 25.06.2015 às 16:04
Superintendente participa do Fórum Interinstitucional Carcerário e debate situação do IPF
Reunião ocorreu no Tribunal de Justiça, na última quarta-feira (24)
Foto de Márcio Daudt/TJRS

A superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, participou, na última quarta-feira (24), de uma reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC) sobre a atual situação do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). A iniciativa de tratar sobre o IPF partiu da própria superintendente, após sugerir a presença de entidades relacionadas à saúde, na última reunião do FIC, em maio.

Um dos objetivos do encontro foi estudar soluções para situações específicas que exigem esforços de mais instituições. Um destes casos é dos pacientes com medida de segurança extinta e que, por não possuírem mais vínculos com a família, necessitam de um acolhimento externo antes de receberem alta. Atualmente o IPF possui 45 pacientes nessa situação.

Na ocasião, a superintendente ressaltou que o instituto não se trata apenas de um problema pontual de segurança, mas de saúde pública e assistência social, uma vez que é alto o número de perícias psiquiátricas realizadas no estabelecimento, para réus de todo o Estado. Desta forma, Marli Ane Stock pontuou a necessidade de descentralização dos exames feitos no IPF e sugeriu buscar parcerias para atendimento na rede pública de saúde. “Acreditamos que com a ajuda de todas as entidades apoiadoras e com a colaboração dos nossos servidores, conseguiremos minimizar os déficits”, relatou.

Participaram da reunião, além dos integrantes do FIC, representantes do Conselho Regional de Medicina (CREMERS), Dr. Rogério Wolf de Aguiar; do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Germano Bonow; da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), juiz Sidinei Brzuska; da área da Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Luis Carlos Coronel; da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), juiz Eduardo Lucas Almada; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roque Soares Reckziegel; o deputado estadual, Jeferson Fernandes; a defensora pública, Ana Paula Pozzan; além dos promotores, Luciano Pretto, Luciana Moraes Dias e José Eduardo Corsini.

O Fórum

O Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC), criado há três anos, é um espaço permanente de diálogo e reflexão, que visa congregar os três Poderes e entidades afins na busca de melhorias para o sistema penitenciário gaúcho.

 

 

                                                                                                              

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários