Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 02:38
Atualização 17.07.2015 às 17:38
Publicação 17.07.2015 às 16:59
Penitenciária de Charqueadas inicia Projeto de Redução de Danos
O projeto visa o cumprimento da pena de forma mais humanizada.
Foto de Divulgação

No último dia 13, iniciou a 1ª etapa do Projeto de Redução de Danos na Penitenciária Estadual de Charqueadas. Na ocasião, o sociólogo Rafael Gil Medeiros- debateu com 20 apenados sobre o uso de drogas e a importância de um olhar especial para o usuário, a partir da perspectiva da Redução de Danos.

Após a 2ª e a 3ª etapa, onde participarão mais 40 apenados, será realizada a etapa final, que consiste em uma seleção de 20 apenados, os quais serão os multiplicadores do projeto.

O projeto visa o cumprimento da pena de forma mais humanizada e é desenvolvido pelas psicólogas, Maria Verônica Wingen, Priscilla Barcellos Pio e Débora Ferreira, em parceria com a Atividade de Segurança e Disciplina com o apoio e incentivo da direção.

 

O que é Redução de Danos?

A redução de danos caracteriza-se como uma abordagem ao fenômeno das drogas que visa minimizar danos sociais e à saúde, associados ao uso de substâncias psicoativas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas.

 

Legislação

Política Nacional de Redução de Danos  -  Portaria GM/MS - 1.028/2015

Política Estadual de Redução de Danos  -  Portaria 503/2014

 

 -Rafael Gil Medeiros é especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva (UFRGS), cujo trabalho apresentado foi referente aos processos de aprendizagem e educação sobre drogas nos contextos da Atenção e da formação profissional.
Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) apresentou o trabalho "O bem e o mal-estar das drogas na atualidade: pesquisa, experiência e gestão autônoma", com orientação da Drª Analice de Lima Palombini, baseando-se em participação na pesquisa multicêntrica Gestão Autônoma da Medicação (GAM), realizada em serviços da rede substitutiva em Saúde Mental.
É colaborador dos coletivos de Redução de Danos Balance (BA) e Lótus (RS), e membro do grupo Princípio Ativo, que promove debates de políticas sobre drogas desde 2005.

 

Giordana Cunha
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários