Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 04:11
Publicação 28.07.2015 às 15:28
Detentos do Presídio Central de Porto Alegre receberam a Semana Missionária da juventude
Os missionários interagiram com detentos de duas alas do presídio
Foto de Neiva Motta

Detentos do Presídio Central de Porto Alegre receberam a Semana Missionária da juventudeNa última sexta-feira, 24 de julho, um grupo de jovens da Semana Missionária da juventude gaúcha esteve em missão durante todo o dia no Presídio Central de Porto Alegre. No local, aproximadamente 15 missionários viveram experiências de vida que em nenhum outro local foi possível vivenciar: a possibilidade de ser além de missionários, portadores de alegria e esperança.

Os missionários interagiram com detentos de duas alas do presídio, onde almoçaram, realizaram leitura orante, refletiram e puderam interagir com os apenados de forma livre, amiga e saudável.

A vivência dos evangelizadores foi possível graças ao intermédio da Pastoral, por intermédio da Irmã Imelda Maria Jacoby que trabalha fortemente pela causa carcerária. O Presídio Central de Porto Alegre possui capacidade para 2 mil apenados, mas concentra quase 5 mil detentos em um grande complexo de alas e galerias prisionais.

Segundo os detentos, a principal e mais difícil tarefa após a vivência na cadeia é o preconceito no retorno ao convívio junto à sociedade. Estes foi um dos pontos abordados pelos missionários que estiveram no presídio. A missão dos evangelizadores, segundo Irmã Zenilde Fontes, coordenadora da Juventude do Regional Sul 3 é este, “de estar a propagar a Igreja e missão deixada por Cristo, de compaixão e amor ao próximo”, salientou.

Os missionários retornaram ao local de encontro após a missão e compartilharam o sentimento de gratidão pela troca de experiências e de vida com os detentos, mostrando que além de fé, eles precisam de uma sociedade mais tolerante e menos julgadora.


Por João Francisco Bóllico
Diocese de Cruz Alta

Foto: Neiva Motta

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários