Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 16:44
Atualização 27.08.2015 às 16:37
Publicação 27.08.2015 às 16:36
SSP inicia ações que visam preparar os presos do Presídio Central para a liberdade

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai dar inicio a um conjunto de ações que visam preparar os presos do Presídio Central para sua reinserção à sociedade. O evento será realizado às 9h, no auditório do Presídio Central e contará com a presença do secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini.

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), que funciona conforme a lei de execução penal nº 7.210, passará a contar com mais 60 vagas, aumentando a capacidade de atendimento no local de 180 para 240 alunos.

O NEEJA trabalha desde a alfabetização até o ensino médio e conta com um laboratório de informática, equipado com 18 computadores, uma biblioteca com sete mil volumes e uma sala para cursos profissionalizantes com 30 lugares. A oficina de informática é ofertada aos presos que participam de tratamento de desintoxicação de drogas.

Serão confeccionadas e entregues, também, carteiras de identidade e de trabalho para os detentos. Travestis que ocupam a Ala 3ª do H, terão suas carteiras sociais entregues, conforme decreto 49122/2012. Uma parceria com a Associação de  Travestis  e  Transexuais do  RS, Igualdade RS, visa resgatar a dignidade  das pessoas GBT no cárcere estimulando a produção de  artesanato, cuja renda é revertida para  a própria manutenção da Ala  e de  necessidades  básicas do dia a dia.

No ato serão realizadas palestras sobre a importância dos documentos de identificação e o retorno ao mercado de trabalho. As ações serão feitas em parceria com as vinculadas da SSP (BM, PC, IGP e SUSEPE), o Departamento de Direitos Humanos da SSP (DDH), Secretaria da Educação, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

 

 

Texto: Cristiane Viegas/SSPRS

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários