Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 21:40
Atualização 01.02.2016 às 16:10
Publicação 01.02.2016 às 13:36
Apenados do semiaberto irão ajudar na recuperação da capital
Apenados do semiaberto começam a trabalhar na manhã de segunda-feira (01)
Foto de Luiz Chaves/Palácio Piratini

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou durante a segunda reunião de avaliação dos estragos do temporal deste domingo (31) as medidas adotadas pela pasta na força-tarefa de recuperação de Porto Alegre. O encontro, no Centro de Comando Integrado da Capital (Ceic), contou com representantes de órgãos estaduais e municipais e definiu como prioridade a garantia do atendimento à comunidade pelos hospitais e o restabelecimento em caráter de urgência do fornecimento de água e energia elétrica.

O secretário Wantuir Jacini determinou a otimização dos serviços às vinculadas da pasta. Cerca de 80 detentos do regime semiaberto foram colocados à disposição para ajudarem na limpeza e desobstrução das vias públicas, sob a supervisão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). “Eles se apresentam amanhã (01) pela manhã e trabalharão sob coordenação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a supervisão de agentes penitenciários”, explicou.

Outra medida adotada pelo secretário é a intensificação de operações policiais.  A Brigada Militar organizará operações com foco na prevenção a saques, principalmente nas regiões que ainda seguem sem fornecimento de energia elétrica. "O efetivo que trabalharia no jogo Internacional x Ypiranga já reforça essas guarnições", afirmou o secretário.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) também realocou o efetivo que trabalharia em outro evento de grande porte, no final de semana, para atuar nos locais que seguem sem energia elétrica. A estratégia de contingenciamento seguirá, nos principais bairros afetados, visando garantir a segurança dos moradores.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) está atuando em três frentes principais: auxílio às equipes da CEEE no restabelecimento de energia elétrica em regiões afetadas; distribuição de água potável, por meio dois caminhões auto tanques com capacidade para 30 mil litros; e no corte de árvores e desobstrução de públicas. Mais de cem homens da corporação atuam em Porto Alegre desde o início dos trabalhos da força-tarefa de recuperação dos estragos na Capital.

 

 

Texto: Cristiane Viegas/SSP

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários