Página Inicial
Bem-vindo
20 de Abril de 2024, 01:27
Publicação 24.06.2016 às 17:49
Apenados do Instituto Penal de Canoas recebem palestra do programa Recomeçar
A palestra sobre HIV e AIDS
Foto de Divulgação

Na última quinta-feira (23), o Instituto Penal de Canoas, em parceria com a Prefeitura de Canoas através da coordenadora do programa Recomeçar, Márcia Ávila, realizou uma palestra para 20 apenados que estão vinculados ao trabalho prisional por meio do programa.

A palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como HIV/AIDS foi ministrada pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SAE), Adriana Ribas Barcellos, que abordou a forma de transmissão, o tratamento e os sintomas.

HIV é a sigla em inglês do vírus da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS, há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas  ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

Por isso, a equipe técnica, composta pela assistente social Christyanne Alves e pela psicóloga Luciana Cardoso, consideram de fundamental importância a conscientização acerca do HIV/AIDS, ressaltando que todos devem fazer o teste e se proteger.

 

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários