Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 05:00
Publicação 26.07.2016 às 15:35
Projeto Direito No Cárcere vai comemorar 5 anos de atividades contra dependência química de presos no PCPA
Diversas atividades artísticas e culturais são oferecidas para apenados ligados ao Direito No Cárcere
Foto de Divulgação

O projeto Direito no Cárcere vai celebrar cinco anos de atividades dia 19 de agosto, das 9h às 16h30, no Presídio Central. A programação contará com atividades educacionais e artísticas com renomados juristas e ativistas brasileiros destacando a participação dos seguintes voluntários: Desembargador Rinez Trindade, Procurador de Justiça do MPRS Gilmar Bortolotto, Juiz da VEC Sidinei Brzuska, Juiz Corregedor Militar Jorge Luiz de Oliveira da Silva, assessor do Secretário da Educação do Estado de São Paulo Wilson Levy, jornalista Carla Castro, a assistente social Raquel Zimmermann,  ex-integrante do projeto Luz no Cárcere Márcio Viana, artista plástico Aloizio Pedersen, estudantes Barbara Marques e Natacha R. Lopes Dutra. com a atração musical da Banda Zamba Ben. 

O projeto Direito no Cárcere, que já beneficiou 650 apenados, é coordenado pela advogada e jornalista, Carmela Grüne. As atividades são desenvolvidas para reduzir o impacto da dependência química. Na prática, diversas ações como palestras, oficina de composição, artes plásticas, literatura, fotografia e vídeo, além da prática esportiva são oportunizadas aos apenados ligados ao projeto Direito no Cárcere.

 "abrimos uma janela importante de comunicação dessa população com a sociedade. É fundamental para o enfrentamento da violência a prática de políticas públicas para reduzir o discurso de intolerância, de preconceito e de ódio aos detentos, haja vista que quanto mais alimentamos esses sentimentos negativos pior é o retorno na vida em sociedade, disse Carmela.

Parcerias

"É elementar a ampliação das iniciativas que desenvolvemos para redução da violência em Porto Alegre. Em 2015 assinamos convênio com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, através da VEPMA, o qual colabora muito para implementação das ações que organizamos investindo recursos financeiros". Todos os relatórios de prestação de contas estão disponíveis na internet no site www.estadodedireito.com.br".

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários