Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 02:42
Atualização 26.09.2016 às 13:08
Publicação 26.09.2016 às 11:28
Susepe zera número de presos nas Delegacias de Polícia Civil, na última sexta-feira (23)

A Susepe registra, nesta segunda-feira (26), um total de 30 apenados aguardando vagas em delegacias entre Porto Alegre e Região Metropolitana, que devem ser transferidos até o fim da tarde para estabelecimentos prisionais. Na última sexta-feira (23) a força-tarefa do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe retirou todos os detido das delegacias de Polícia Civil. 

Algumas casas prisionais da Região Metropolitana tiveram autorização para remoções de presos pelo Judiciário, após execução de melhorias acordadas entre as instituições. Com isso, foi possível aumentar o teto de vagas no sistema prisional. Problemas nas estruturas e superlotação levaram à interdição de algumas penitenciárias. Por essa razão, foi necessário que detidos aguardassem nas delegacias, durante alguns dias e até horas, o remanejo para cumprimento de pena no sistema penitenciário.

Nesse período, agentes penitenciários fizeram plantão 24 horas para monitorar progressões de regimes, um trabalho desenvolvido junto ao Judiciário, a quem cabia conceder autorização para ocupar a vaga a ser aberta. O aumento de prisões de quase 6 mil pessoas em 18 meses foi fator determinante  para o excesso de presos em DPs de Porto Alegre e Região Metropolitana.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários