Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 15:05
Atualização 07.12.2016 às 09:20
Publicação 06.12.2016 às 15:00
Narrativas no Cárcere é tema da Semana Estadual de Direitos Humanos
O evento ocorre no auditório da AJURIS, em Porto Alegre
Foto de Liane Oliveira/Imprensa Susepe

Na manhã desta terça-feira, 6, a Superintendência dos Serviços Penitenciários, por meio do Departamento de Tratamento Penal, realizou a abertura da Semana Estadual dos Direitos Humanos: Narrativas no Cárcere. O evento contou com a participação do ministério público, secretaria da justiça e direitos humanos, juízes de direito da VEC e VEPMA.

A atividade visa prestigiar e divulgar práticas desenvolvidas diariamente pelos servidores penitenciários das casas prisionais do estado do Rio Grande do Sul no âmbito de direitos humanos, além de apresentar trabalhos desenvolvidos com outros órgãos parceiros da instituição.

 O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Ângelo Carneiro, representou a superintendência dos Serviços Penitenciários.Participaram também dos debates a diretora do Departamento de Tratamento Penal, Mara Minotto e a psicóloga Claudia Aranalde, do Direitos Humanos, Cultura e Projetos/DTP.

Para Mara Minoto, tratar sobre direitos humanos básicos e fundamentais é extremamente importante para a evolução e dignidade de uma nação.

Carneiro parabenizou a organização do evento e disse que este é um tema relevante que abrange todos os segmentos. “Devemos tratar esse tema de forma mais amplo, pois direitos humanos não são só para pessoas privadas de liberdade, mas sim todo o cidadão. Com o trabalho em equipe podemos ver a mudança e é isso que nos motiva a continuar nessa caminhada.”

 A palestra que abriu as atividades foi ministrada pela professora da faculdade de educação da ufrgs, Aline Lemos da Cunha Della Libera. Ela é coordenadora do projeto de extensão universitária “Justiça com as prórias mãos: Manualidade e Direitos Humanos das Mulheres”. Esse projeto é realizado na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. 

 Após a explanação da professora, o público pode participar com perguntas sobre o tema abordado.

As atividades seguem até as 18h desta terça-feira no auditório da Escola Superior de Magistratura, Rua Celeste Gobatto, 299. 

 

Clica aqui para ver a programação

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários