Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 19:42
Atualização 09.01.2017 às 14:26
Publicação 09.01.2017 às 12:27
Susepe forma 14 apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas no Curso de Eletricista do PRONATEC Prisional
Apenados têm acesso à atividade de inclusão para o mercado profissional
Foto de Divulgação

A Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) realizou, no último dia 5, a formatura de 14 apenados no Curso de Eletricista de Baixa Tensão .pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec),  As atividades foram ministradas pelo Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSUL/Charqueadas).

Conforme o diretor da PASC, Eduardo Saliba, este  curso otimiza o tempo das pessoas privadas de liberdade, oferece especialização numa área profissional, capacitando-os para o retorno à sociedade. "Quando o Setor de Educação Prisional nos procurou para a realização de um curso do Pronatec, fizemos todo um esforço para que o mesmo acontecesse".

Equipe envolvida nas atividades de tratamento penal na PASC

 

Inclusão social

A assistente social da Susepe, Rosane Lazzarotto Garcês, salientou que as mudanças pelas quais o mundo da educação e do trabalho passam,  refletem também no universo carcerário, que precisa acompanhar essas transformações sociais. "Desta forma, acredita-se que proporcionar um tratamento penal adequado e eficaz com estes sujeitos faz toda a diferença em seu retorno para a Sociedade", disse Rosane.

"Dar aula no sistema prisional me trouxe uma experiência diferente e muito gratificante, este alunos são muito mais aplicados e responsáveis com as tarefas do que os alunos que tenho na comunidade. Eu disse para eles, que somente eles podem fazer a diferença, que no momento em que estão qualificados, tem oportunidades melhores de se inserirem no mercado de  trabalho", falou José Setembrino de Oliveira ,  professor do Pronatec.

O preso M.V.H. acrescentou "esperamos que vocês possam nos oferecer mais cursos, porque, assim nos sentimos mais preparados e podemos ter uma chance de conseguir trabalhar honestamente"

Participaram do ato, integrantes do IFSUL/ Pelotas e Charqueadas, PRONATEC e servidores do Departamento de Tratamento Penal (DTP/Suseep)  e da PASC.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários