Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 09:54
Atualização 13.02.2017 às 12:01
Publicação 13.02.2017 às 11:17
Presos produzem uniformes prisionais em oficina de costura na Modulada de Montenegro
A atividade além de promover a inclusão social, ainda dá direito à remição de pena (três dias de trabalho, diminui um da pena)
Foto de Divulgação

 

A Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro Jair Fiorin implantou um espaço de costura no pavilhão de trabalho do Módulo de Vivência I. Lá, os cinco apenados desenvolvem uniformes, aventais, camisetas em 4 máquinas de costura, insumo e retalhos.

Remição de pena

As atividades dão direito à remição de pena e ainda viabilizam qualificação profissional, que vai gerar renda. As peças produzidas neste trabalho serão destinadas ao apenados que não recebem visitas de familiares.

Conforme a assistente social, Ana Carolina Ferreira, um dos planos de trabalho é atender aos reeducandos (as) trabalhadores da manutenção, alimentação, limpeza que já estão recebendo aventais e roupas com cores determinadas de identificação, e diferenciação destes dentro do estabelecimento penal.

Consciência Ambiental

Os trabalhadores da confecção têm à sua disposição os materiais para produção de peças variadas (bolsas, tapetes, eco bags, etc). Conforme a direção da Modulada, esta iniciativa promove a sustentabilidade financeira, preservação do meio ambiente, pois aborda o consumo consciente.

A proposta iniciou em Outubro do ano passado, a partir da experiência positiva deste tipo de trabalho no Anexo Feminino da PMM. A ideia é que a fabricação se estenda de acordo com a necessidade e as possibilidades, atendendo a demanda da própria penitenciária, com a produção de roupas masculinas, aventais, mantas, uniformes e futuramente podendo atender a demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

Doação de materiais

Atualmente as oficinas de confecções se desenvolvem a partir da doação de linhas, agulhas, tecidos e retalhos, para isso conta-se com empresas, fábricas, malharias e igrejas que são alguns dos parceiros do projeto.
O Setor Técnico e a Direção da PMM está sempre em busca de novos parceiros para fomento dos projetos que tem intuito de viabilizar o acesso a educação, trabalho, saúde às pessoas privadas de liberdade, ficando o convite aberto a todos os interessados e possíveis parceiros. email do setor técnico: pmm-setortecnico@susepe.rs.gov.br

 

Edição texto: Neiva Motta/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários