Página Inicial
Bem-vindo
20 de Abril de 2024, 13:05
Atualização 26.04.2017 às 14:12
Publicação 12.04.2017 às 11:37
Começa campanha de vacinação contra gripe nos presídios
Apenados também vão receber a dose da vacina
Foto de Divulgação

A equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Prisional/HVN, iniciou nesta manhã (12/04), vacinação contra a gripe para os servidores da Penitenciária Estadual de Charqueadas - PEC.

A iniciativa é da equipe de saúde da UBS Prisional da casa, que é composta pelo técnico de enfermagem Dainor Lindner, a enfermeira Maristela Freitas, a assistente social Michele Tassoni e a psicologa, Débora Ferreira.

"As ações de inclusão em saúde prisional visam coibir a disseminação da gripe no inverno, disse Silvana Abreo, diretora do estabelecimento prisional.

Neste primeiro momento, será vacinado os servidores da casa prisional, em seguida será realizado "mutirão da saúde" com atendimento técnico aos apenados das galerias A e B. No total, esta previsto que cerca de 600 apenados e 50 servidores, recebam a dose da vacina H1N1.

Patronato Lima Drummond

 

Uma equipe de auxiliar de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Vila dos Comerciários imunizou mais de 30 apenados e oito servidores contra a gripe na Fundação Patronato Lima Drummond, no último dia 11.

 A iniciativa integra ações de inclusão em saúde prisional e visam coibir a disseminação da gripe no rigoroso inverno que faz no sul do país, conforme a direção do estabelecimento prisional Maria Fellipetto.

Pasc

Na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas , os servidores também foram imunizados.

Presídio de São Francisco de Paula

Na última sexta-feira (20) o Presídio de São Francisco de Paula (PSFP) recebeu a equipe de vacinadores do município para aplicação de dose de vacina contra o vírus influenza.

A psicóloga Rita Maganini, integrante da casa prisional, realizou um trabalho de sensibilização nos apenados, incentivando-os a receber a vacina, esclarecendo e desconstruindo alguns mitos sobre a vacina.

Segundo Rita, em edições anteriores ouviram que os presos não haviam aceitado receber a vacina por receio de que ela pudesse causar a gripe, não fizesse efeito e até mesmo causasse impotência sexual, explica a psicóloga.

No total 81 presos receberam espontaneamente a dose da vacina e 39 se negaram, estes assinaram um termo com ciência dos riscos a si e a familiares.

Deste grupo, 4 não se imunizaram em função de estarem com outras enfermidades.

Os 13 presos do regime semiaberto, que estavam no trabalho externo, foram orientados a buscar a oferta na rede, com combinação prévia na unidade de referência.

No Presídio de São Francisco de Paula há 4 anos a saúde é o ‘carro-chefe’ em ações de efetivo acesso ao tratamento penal.

Para a psicóloga Maganini, a atenção a saúde possibilita que os sujeitos possam olhar para si e para o cuidado que possuem consigo e com os demais a sua volta.

 

 

 


 

 

Imprensa Susepe

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários