Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 20:19
Atualização 12.12.2017 às 16:37
Publicação 12.12.2017 às 13:13
Susepe inicia curso de formação para novos agentes
Cerimônia aconteceu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre
Foto de Eduardo Marques

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer e a superintendente da Susepe, Ane Stock, abriram nesta terça-feira (12) aula inaugural que dá início ao XXXII curso de formação profissional de agente penitenciário e  IV curso de formação profissional de agente penitenciário administrativo. 

A cerimônia aconteceu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. O diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Adão Flores Filho, o chefe de Polícia Emerson Wendt, e o diretor geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Eduardo Lima da Silva, participaram da mesa de abertura.

O governo autorizou a nomeação de 480 aprovados no concurso de 2017. Tomaram posse 415 servidores-alunos. Está previsto para esta semana o chamamento dos demais nomeados para completar o total das vagas anunciadas.


Secretário da SSP, Cezar Schirmer, superintendete da Susepe, Ane Stock e diretor da ESP, Adão Flores Filho

Em sua fala, Schirmer fez um breve relato da situação prisional e explicou que passou a admirar a função do servidor penitenciário, pois considera a tarefa mais complexa da segurança pública, uma vez que os agentes lidam com indivíduos da mais alta periculosidade. "Vocês representam o esforço da atual administração em reestruturar o sistema penitenciário. O acréscimo de novos servidores, somado às outras ações que o governo do Estado vem desenvolvendo, são fundamentais para que possamos promover o tratamento penal adequado, nos moldes da Lei de Execução Penal", ressaltou.


Evento reuniu gestores das vinculadas da SSP, na foto, com secretário e servidores da Susepe

A superintendente Ane enfatizou que o curso irá prepará-los para as mais diversas situações e destacou alguns requisitos essenciais para trabalhar na Susepe, como honestidade, responsabilidade, disciplina, aptidão, lealdade, iniciativa. "Vocês chegaram num momento muito importante. Precisamos aumentar nossa força de trabalho, e assim, qualificar o serviço prestado a sociedade, tanto na área operacional quanto administrativa", disse Ane.

O diretor da ESP, Adão Flores Filho,  lembrou aos servidores  que, no desempenho de suas funções,  não lhes cabem fazer julgamentos de apenados, mas, sim, devem exercer a função que foi incumbida ao Estado, a de realizar a execução penal.

Durante o curso de agente penitenciário, três eixos serão desenvolvidos:  Fundamentos da Prisão e da pena, Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional e Gestão Penitenciária. Enquanto para agente penitenciário administrativo serão:  Fundamentos da Prisão e da pena, Rotinas e Procedimentos do Sistema Prisional e Gestão Penitenciária. Serão 112 professores da Susepe, vinculadas da Segurança Pública, da Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública que ministrarão as atividades. Preferencialmente, os servidores serão alocados no Complexo Prisional de Canoas, 2, 3 e 4, após homologação de aprovação no curso ou onde a administração considerar prioridade.

 

 

 

 

Texto e fotos: Neiva Motta/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários