Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 12:23
Atualização 12.12.2017 às 15:11
Publicação 12.12.2017 às 15:09
Conclusão de cursos profissionalizantes no Presídio de Taquara
Conclusão de cursos profissionalizantes
Foto de Divulgação

Apenados do Presídio Estadual de Taquara (PETAQ) receberam, no último dia 05, os certificados de conclusão no curso de Eletricidade Básica e Horticultor Agroecológico, promovidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Rolante.

Ambos os cursos foram ministrados nas dependências do PETAQ. As aulas foram realizadas no saguão do Anexo por professores do IFRS e os certificados  entregues pela equipe da instituição e a defensora pública, Ana Paula Dal Igna. os cursos tiveram início em setembro deste ano (confira).

Na ocasião, o diretor Gilson Goldani, referiu a importância da atividade para efetivar os dispostos na Lei de Execuções Penais. "Esta parceria com o IFRS é fundamental para proporcionar ao preso o acesso à profissionalização, que vai permitir que depois do cumprimento da pena a pessoa saia preparada para o mercado de trabalho", comentou.

O diretor do IFRS, campus Rolante, Jesus Borges, falou sobre o compromisso social do instituto e salientou a importância da educação para o sucesso pessoal de cada indivíduo e para a construção de uma sociedade mais humanizada. Já a defensora pública, Ana Paula Dal Igna, lembrou do esforço realizado por todos para efetivação do curso, enaltecedendo o comprometimento e desempenho dos participantes.

A psicóloga Kamêni Iung Rolim e a assistente social Eliana Mota, do setor técnico da casa prisional, referiram que os apenados que iniciaram os cursos tiveram participação parcial, pois concluíram o cumprimento da pena ou retornaram para o mercado de trabalho por meio de carta de emprego.

"Este é apenas um dos elementos que mostram o sucesso da atividade e o empenho dos envolvidos. A qualificação para o mercado de trabalho pode ser um fator de proteção e possibilitara construção de novos rumos na vida. Exemplo é que um dos participantes, pelo seu desempenho, já tem proposta para trabalhar na área," afirmou a psicóloga Kamêni. 

A proposta é que em 2018 os cursos sejam novamente ofertados, sendo que desta vez também beneficiarão os presos do regime fechado. O diretor Gilson encerrou agradecendo a todos os envolvidos e às instituições parceiras, que possibilitaram os cursos: IFRS, Prefeitura de Rolante e Strack Mudas de Hortaliças. Os participantes do curso de Eletricidade Básica foram agraciados com uma maleta e um kit de ferramentas.

Também participaram da atividade, a assistente social Neila Sperotto e os professores Douglas Alchieri e Nelson Madeira.

 

 

Edição: Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários