Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 03:47
Atualização 05.03.2018 às 11:49
Publicação 05.03.2018 às 11:09
Presos participarão de palestras sobre religião Afro Umbantista promovidas pela Fauers
A proposta do encontro foi desenvolver palestras uma vez na semana para presos do estabelecimento prisional
Foto de Divulgação

O Instituto Penal de Canoas (IPC) recebeu, na última sexta-feira (02) a visita do presidente da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), Everton Alfonsin e também do diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura Municipal de Canoas, Saulo da Silva Gil.

A proposta do encontro é buscar desenvolver palestras uma vez na semana para presos do estabelecimento prisional.

Segundo o presidente da Fauers, Éverton Alfonsin “além da parte religiosa, também tem um trabalho social e ambiental por todo o estado. No sistema prisional, a inclusão tem como objetivo favorecer o conforto espiritual das pessoas que estão privadas de liberdade”.

Conforme o artigo 24 da Lei de Execuções Penais, a assistência religiosa com liberdade de culto deverá ser prestada aos presos no estabelecimento penal. Deve haver um  local apropriado para os cultos religiosos e liberdade para que o preso possa decidir se tem interesse em participar das atividades religiosas.

De acordo a coordenadora técnica do (IPC), Fatíma Simas, “a religião tem sido uma ferramenta que tem contribuído para que ocorram mudanças significativas nos apenados como abandono dos vícios, moderação das atitudes e um tratamento respeitoso para com os funcionários”.

O trabalho da FAUERS vem sendo desenvolvido na Penitenciaria Modulada de Osório e agora deverá se estender para o Instituto Penal de Canoas, uma parceria nova em busca de inclusão social e assistência religiosa.

Além das visitas citadas anteriormente, o diretor do IPC, João Júnior Knorst, o chefe de segurança, Marlon Kulinski e os técnicos superiores penitenciários, Simone Bogdanov, Fátima Simas e Christyanne Alves estiveram presentes.

 

 

Luana Meireles

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários