Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 04:00
Atualização 01.12.2021 às 18:40
Publicação 01.12.2021 às 16:49
Unidades prisionais da Susepe promovem atividades alusivas ao Novembro Azul
Servidores receberam os acessórios
Foto de Divulgação Susepe

Neste mês, unidades prisionais estão realizando eventos alusivos ao Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata.

No Presídio Regional de Passo Fundo, o diretor, Rodrigo Locatelli, e o vice, Márcio Dutra, em parceria com a Comissão Interna de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (Cissspen) local, realizaram a entrega de acessórios personalizados alusivos ao Novembro Azul. Na ocasião, os servidores receberam uma garrafa de água mineral com slogan e uma máscara azul, ambos com mensagens referentes à necessidade de vencer o preconceito e fortalecer ações de cuidado em saúde masculina.

A entrega foi realizada no local de trabalho dos servidores.

Os estabelecimentos prisionais da 9ª Região Penitenciária participaram de diversas atividades organizadas pela Cissspen. A ação foi realizada em parceria com os funcionários da Saúde Prisional do Hospital Vila Nova, das direções das unidades prisionais e da delegacia penitenciária.

A ação visou à conscientização quanto à saúde masculina, divulgando informações sobre doença, tratamento e prevenção do câncer de próstata. Na oportunidade, foi mencionado o serviço da Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS), que realiza atendimentos preventivos e terapêuticos para o fortalecimento da qualidade de vida do servidor penitenciário.

Na última sexta-feira (26), a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) promoveu uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e outras doenças ligadas ao sexo masculino, ministradas pela farmacêutica da Secretaria de Saúde do Município, Gabrielli Lopes. O evento contou com a participação de 24 apenados, todos com idade superior a 40 anos.

A atividade na PEAR foi organizada pelo setor técnico, pela direção e pelo setor de Atividade de Segurança e Disciplina da unidade. O setor técnico da Unidade Básica de Sáude (UBS) da PEAR também esteve presente, e os enfermeiros Ricardo Pires e Tatiane da Silva tiraram dúvidas dos apenados.

A ação também ocorreu, no dia 11, no Presídio Regional de Pelotas, onde foi realizada uma roda de conversa com apenados. A atividade foi organizada pelo setor técnico da unidade e pela UBS Prisional.

Na ocasião, foram sanadas dúvidas sobre a saúde masculina e foi realizado o agendamento de testes rápidos para os detentos que necessitavam. Ao final, foram entregues materiais informativos e preservativos.

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o Instituto Penal de Canoas também promoveu uma atividade alusiva ao Novembro Azul. Participaram do evento todos os apenados que são ligados no Programa Recomeçar.

A atividade foi organizada pela equipe técnica da unidade em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Na ocasião, a enfermeira Janine e a psicóloga Eliane, do Posto de Saúde Santa Isabel, deram orientações sobre o assunto aos apenados.

O Novembro Azul é uma campanha de prevenção ao câncer de próstata tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários