Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 17:15
Atualização 03.12.2021 às 12:07
Publicação 03.12.2021 às 10:00
Apenadas do Presídio de Santa Rosa participam do projeto Círculos de Construção de Paz
Práticas como essa ainda são cultivadas entre os povos indígenas do mundo todo
Foto de Divulgação Susepe

O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular Paulo Freire, que funciona junto ao Presídio Estadual de Santa Rosa, está realizando o projeto Círculos de Construção de Paz, em que as apenadas reúnem-se em roda e compartilham experiências.

O objetivo é oferecer uma metodologia que vá de encontro às necessidades emocionais das presas, proporcionando um desenvolvimento pessoal com uma abordagem que inspira o engajamento em uma jornada de autoconscientização das relações. Os círculos também possibilitam a prática de meditação e atenção plena, com a experimentação de exercícios e conceitos que levam a um projeto de conscientização e competência emocional.

A diretora Sandra Chitolina e a professora Adriana Flores Henchen são as facilitadoras dos círculos de construção de paz. O diretor do Presídio de Santa Rosa, Rubesmar Goebel, e a equipe técnica da unidade prisional apoiam a ação. As empresas da comunidade participam doando mimos para os participantes.


A técnica superior penitenciária Maura Moisinho, da Divisão de Educação Prisional, destaca a importância do projeto: “a ação de proporcionar às mulheres privadas de liberdade da unidade prisional a oportunidade de participação em práticas restaurativas, incorporadas às rotinas escolares, contribui, em muito, para o desenvolvimento de um espaço escolar positivo, saudável e equilibrado”. A Divisão de Educação Prisional fomenta nas unidades prisionais e nos NEEJA Prisionais o desenvolvimento destas práticas, que contribuem também para remição de pena, conforme ordem de serviço publicada nesta semana.

Os Círculos de Construção de Paz

Essa atividade tem origem nos tradicionais Círculos de Diálogo, comuns aos povos indígenas da América do Norte, em que são realizadas rodas para discutir questões comunitárias.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários