Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 14:08
Publicação 24.07.2013 às 13:40
Presídio de Sarandi ganha biblioteca com mais de 400 livros doados
A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros
Foto de Divulgação Pesar

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Presídio Estadual de Sarandi (Pesar), inaugura uma biblioteca na casa prisional, nesta quarta-feira (24). A biblioteca conta com cerca de 400 livros literários doados pelo Banco de Livros via projeto Passaporte para o Futuro. 

A ação contou com o apoio e participação da administração e equipe técnica do Pesar, composta pela assistente social Elaine Rosa e a psicóloga Rejane Lazzatto. A biblioteca foi montada no mesmo espaço onde está localizada a sala de aula, e é destinada não somente aos detentos, como também aos seus familiares, que podem usufruir dos livros em dias de visita e levá-los emprestados também. 

Segundo a assistente social do Pesar, Elaine Rosa, um apenado foi instruído pela equipe técnica e administração do presídio e irá coordenar os procedimentos na biblioteca, catalogando livros, fazendo fichas de empréstimo e devolução. De acordo com a equipe técnica do Pesar, "a leitura ajuda as pessoas a se sensibilizar com o próprio mundo e a sociedade, sendo imprescindível para o desenvolvimento integral. Com isso, o livro é um dos meios mais concretos de viabilizar a inserção social". 

Passaporte para o Futuro 

O projeto Passaporte para o Futuro é uma parceria da Susepe com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais - Banco de Livros - que faz valer o artigo 21 da Lei de Execuções Penais (LEP), que prevê a criação da biblioteca no ambiente prisional, visando estimular a leitura e promover a cidadania. De acordo com o setor Educacional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, mais de 70 mil livros já circulam nas casas prisionais do Estado graças ao projeto. 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários