Página Inicial
Bem-vindo
27 de Abril de 2024, 05:00
Atualização 05.05.2023 às 21:43
Publicação 08.09.2011 às 09:00
Apresentação

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

A rede prisional administrada pela Susepe compreende unidades classificadas por fundação, albergues, penitenciárias, presídios, colônia penal e instituto penal. Organizadas por região, as casas prisionais estão distribuídas pela capital e pelo interior do Estado, acolhendo presos dos regimes aberto, semiaberto e fechado.

Dessa maneira, é atribuição de todo servidor e gestor que passar pela Superintendência gerir com comprometimento a instituição que tem a incumbência de atender às necessidades dos que cumprem pena e também dos que colaboram para a reforma do sistema penitenciário brasileiro, tendo em vista o êxito de um interesse comum: a reinserção social do apenado. 

 

Missão

Promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade

Valores

Conduta ética e moral
Honestidade e probidade
Respeito aos direitos fundamentais
Disciplina e hierarquia
Comprometimento e espírito de equipe
Transparência e credibilidade

Visão

Ser referência em socialização no sistema penitenciário nacional

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários