Página Inicial
Bem-vindo
21 de Setembro de 2017, 02:22
Atualização 24.07.2013 às 14:17
Publicação 08.09.2011 às 09:00
Apresentação

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe),  subordinada à Secretaria da Segurança Pública (SSP), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

A rede prisional administrada pela Susepe compreende unidades classificadas por fundação, albergues, penitenciárias, presídios, colônia penal e instituto penal. Organizadas por região, as casas prisionais estão distribuídas pela capital e interior do Estado, acolhendo presos do regime aberto, semiaberto e fechado.

Desta maneira, é atribuição de todo o servidor e gestor que passar pela superintendência gerir com comprometimento a instituição que tem a incumbência de atender às necessidades dos que cumprem pena, e também dos que colaboram para a reforma do sistema penitenciário brasileiro, tendo em vista o êxito de um interesse comum: a reinserção social do apenado. 

 

Missão

Promover a cidadania e a inclusão social das pessoas privadas de liberdade.

Valores

Conduta ética e moral.
Honestidade e probidade.
Respeito aos direitos fundamentais.
Disciplina e hierarquia.
Profissionalismo e excelência nos serviços.
Participação, comprometimento e espírito de equipe.
Transparência e credibilidade. 

Visão

Ser referência em socialização no sistema penitenciário nacional.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários
Expediente
Voluntários da Pátria, 1358 - 4º andar CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS - Brasil Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira - 8h30 às18h - intervalo: 12h às 13h:30
Desenvolvido pela Procergs